De temática inédita no Brasil, o curso visa preencher uma importante lacuna do mercado entre a criação científica e a materialização de um produto de saúde originado por ela.
Sua proposta curricular está fundamentada nos processos de interação entre o mundo da geração do conhecimento e o mundo da produção e dos negócios e baseia-se na aprendizagem significativa e na experiência de trabalho do aluno, objetivando impacto real na sua vida profissional.
Com formato semi-presencial (blended learning), o curso é interativo e está estruturado para o desenvolvimento teórico e prático de profissionais, para que possam gerenciar todas as etapas do processo de inovação em saúde.
As aulas presenciais mensais contam com corpo docente e conferencistas experientes, das várias instituições do país e do exterior e também da indústria, de start-ups e spin-offs, que adotam ferramentas e práticas bem-sucedidas de gestão da inovação tecnológica, e oferecem aos participantes experiências de aprendizagem executiva que reúnem conteúdo acadêmico de alto nível, ministrado por docentes e pesquisadores, e experiências práticas, relatadas por profissionais do mercado.
Já as atividades a distância são realizados pela Internet, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA - Moodle). Nesse espaço virtual, o aluno participa de webconferências, estuda o conteúdo dos módulos, interage com tutores, participa de fóruns, realiza exercícios e demais atividades, como o “jogo de negócios” dos ciclos. Trata-se de um espaço continuado e aberto, criado por equipe formada por pedagogo, programador e designer instrucional, que tem por objetivo o aprimoramento e a consolidação do conhecimento, possibilitando ao aluno a realização de suas atividades nos horários mais adequados, de acordo com sua rotina.
O curso está organizado em 3 ciclos, sendo cada um com 6 módulos, fundamentados num modelo pedagógico que se baseia nos pressupostos da andragogia, que considera as experiências dos participantes numa perspectiva crítica e dialógica, num ambiente de debate que propicia, além do contato com novos conhecimentos, o fortalecimento de conhecimentos pré-existentes e uma forte troca de experiências com o corpo docente e entre os participantes.
Durante todo o curso, os alunos são motivados para o estudo de temas que são debatidos nos módulos, desenvolvidos nas atividades presenciais e à distância, e ainda aplicados nos projetos individuais dos alunos, que vão sendo aperfeiçoados e enriquecidos mensalmente, para que ao término do curso, possam ser apresentados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para avaliação final.
O curso estimula a participação em trabalhos em grupo e em atividades gamificadas, que são disputadas, simulando situações que visam o conhecimento do mercado e das organizações da área da saúde e ainda o desenvolvimento do pensamento crítico, objetivando uma formação estrategista e de competências e habilidades para liderança de processos de mudança e tomada de decisão.
O curso conta com tutores, que são responsáveis pela facilitação da aprendizagem do aluno, atuando em estreita colaboração e visando ajudá-lo na construção da sua autonomia e aprendizagem.
O Ensino Híbrido, ou blended learning, combina o ensino presencial com o ensino online, permitindo que os alunos aprendam mais e melhor, no seu ritmo. Além disso, favorece os momentos de interação, colaboração, envolvimento com o tema e o uso de tecnologias digitais, que estimulam os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado.
Já a metodologia da sala de aula invertida é uma metodologia de ensino que inverte o processo de aprendizagem tradicional do aluno, ou seja, a aquisição do conhecimento não acontece apenas em aulas expositivas nos momentos presencias do curso, mas também fora dele, em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Antes da aula, o aluno tem contato com o conteúdo em casa. Assim, o tempo no curso é usado para aprofundar conceitos, tirar dúvidas e realizar exercícios e atividades práticas.
No MBA, utilizamos ainda, atividades gamificadas, que utilizam princípios de games para tornar processo de aprendizagem mais envolvente. Essas atividades são disputadas, simulando situações que visam o conhecimento do mercado e das organizações da área da saúde e ainda o desenvolvimento do pensamento crítico, objetivando uma formação estrategista e de competências e habilidades para liderança de processos de mudança e tomada de decisão.
Fornecer conteúdo e instruções com antecedência para os alunos se prepararem antes de irem para a aula.
Motivar os alunos a serem os protagonistas do seu próprio aprendizado, ou seja, estimular a cultura de aprendizagem.
Oferecer aulas participativas e dinâmicas, com discussões e aplicações práticas dos conceitos, iniciadas com as dúvidas trazidas pelos alunos
Inverter uma sala de aula é muito mais do que a simples distribuição de conteúdo com antecedência. Trata-se de uma abordagem abrangente que combina educação e novas tecnologias, priorizando princípios como pró-atividade, colaboração e aprendizagem contínua, entre outros.
Apresenta uma visão atualizada dos mecanismos de proteção das criações intelectuais, focando o arcabouço legal brasileiro e a interface entre ICTs e setor privado, por meio da efetivação de contratos de transferência de tecnologia, formando recursos humanos qualificados para a gerência de funções críticas do processo de inovação.
MÓDULOS
Prepara o aluno para o desenvolvimento de novos negócios a partir de demandas do mercado ou de pesquisas na fronteira do conhecimento, básicas ou aplicadas, de caráter inovador e, principalmente, na forma de novas tecnologias para os setores público e privado, ajudando-o a colocar em prática diferentes soluções para problemas reais, desde o conceito inicial até o lançamento do produto no mercado, estimulando tratamentos de doenças com novos fármacos, diagnósticos, tratamentos cirúrgicos, terapêuticos e até mesmo, novos equipamentos.
MÓDULOS
Oferece aos participantes uma experiência de aprendizagem executiva, formando recursos humanos preparados para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos na área da saúde, focando riscos, investimentos, cronogramas, e ainda para identificação e aproveitamento de nichos de oportunidades nos setores público e privado.
MÓDULOS
O Instituto Butantan emitirá certificado para os alunos aprovados, de acordo com os requisitos exigidos no processo de avaliação.
Deverá ser assegurada frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), para que os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, sejam aprovados.
Ao término do curso, o aluno deverá apresentar projeto individual (TCC).
O Instituto Butantan emitirá certificado para os alunos aprovados, de acordo com os requisitos exigidos no processo de avaliação.
* O MBA Gestão da Inovação em Saúde não é um curso reconhecido pelo MEC, pelo fato de o Instituto Butantan ser uma Instituição de Pesquisa, e não de Ensino. Trata-se de uma modalidade de educação não-formal, que tem como objetivo oferecer profissionalização, qualificação e atualização para o mercado de trabalho.