Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida e Gamificação


O Ensino Híbrido, ou blended learning, combina o ensino presencial com o ensino online, permitindo que os alunos aprendam mais e melhor, no seu ritmo. Além disso, favorece os momentos de interação, colaboração, envolvimento com o tema e o uso de tecnologias digitais, que estimulam os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado.

Já a metodologia da sala de aula invertida é uma metodologia de ensino que inverte o processo de aprendizagem tradicional do aluno, ou seja, a aquisição do conhecimento não acontece apenas em aulas expositivas nos momentos presencias do curso, mas também fora dele, em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Antes da aula, o aluno tem contato com o conteúdo em casa. Assim, o tempo no curso é usado para aprofundar conceitos, tirar dúvidas e realizar exercícios e atividades práticas.

No MBA, utilizamos ainda, atividades gamificadas, que utilizam princípios de games para tornar processo de aprendizagem mais envolvente. Essas atividades são disputadas, simulando situações que visam o conhecimento do mercado e das organizações da área da saúde e ainda o desenvolvimento do pensamento crítico, objetivando uma formação estrategista e de competências e habilidades para liderança de processos de mudança e tomada de decisão.

Esse modelo pedagógico está baseado nos seguintes princípios

Conteúdo com antecedencia
1

Conteúdo com antecedencia

Fornecer conteúdo e instruções com antecedência para os alunos se prepararem antes de irem para a aula.

Você é o protagonista
2

Protagonismo

Motivar os alunos a serem os protagonistas do seu próprio aprendizado, ou seja, estimular a cultura de aprendizagem.

Aulas participativas
3

Aulas participativas

Oferecer aulas participativas e dinâmicas, com discussões e aplicações práticas dos conceitos, iniciadas com as dúvidas trazidas pelos alunos

Inverter uma sala de aula é muito mais do que a simples distribuição de conteúdo com antecedência. Trata-se de uma abordagem abrangente que combina educação e novas tecnologias, priorizando princípios como pró-atividade, colaboração e aprendizagem contínua, entre outros.