Coordenação

Ana Marisa Chudzinski-Tavassi

Ana Marisa Chudzinski-Tavassi

COORDENAÇÃO GERAL E DE INOVAÇÃO

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (programa de Biologia Molecular). Doutorado pelo Instituto Pasteur e INSERM (França). Realizou Pós-doutorado na Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires (ANMBs) - Argentina. É pesquisadora científica PqC-VI do Instituto Butantan onde atua como: Diretora do Laboratório de Biologia Molecular, Diretora da Divisão de Desenvolvimento Industrial e Inovação, Coordenadora do CENTD: Centre of Excellence in New Target Discovery - FAPESP/GSK/IBu, Coordenadora Geral e de Inovação do MBA - Gestão de Inovação em Saúde do Instituto Butantan, Pesquisadora Associada do CeTICS - FAPESP. É professora credenciada nos cursos de Pós-graduação: Biologia Molecular da UNIFESP, Interunidades em Biotecnologia - da USP e Pós-Graduação em Toxinologia - do Instituto Butantan. Atua como Membro Titular do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação da Cidade de São Paulo. Atua como revisora Ad Hoc para diversos periódicos científicos e Agências de Financiamento. É responsável pela implementação e coordenação da Plataforma de Desenvolvimento e Inovação no Instituto Butantan - destinado à pesquisa e desenvolvimento de possíveis novas entidades terapêuticas voltadas à hemostasia, inflamação, câncer e reparo tecidual. Coordenadora de projetos que visam a interação público-privada, com apoio do BNDES, EMPRESAS, FINEP, FAPESP . Experiência na área de Bioquímica, com ênfase em coagulação e fibrinólise e em sobrevivência celular. Principais temas: Identificação de moléculas com potencial terapêutico, purificação de proteínas, produção de proteínas recombinantes, caracterização bioquímica, determinação de alvos terapêuticos, provas de conceito e testes de toxicidade pré clínicos, em modelos in vitro e in vivo.


Linda Bernardes

Linda Bernardes

Coordenação Pedagógica e de EaD

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI) e pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Mestre em Ensino Superior em Ciências da Saúde pelo CEDESS (Centro de Ensino Superior em Ciências da Saúde) da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e Doutora pelo Programa de Medicina Translacional da mesma instituição. No mestrado, investigou o papel da extensão universitária no projeto pedagógico e na grade curricular dos cursos de Medicina e de Enfermagem, buscando conhecer as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades profissionais dos estudantes, por meio do reconhecimento de distintas realidades de vida, da ruptura do modelo tradicional de ensino e do profícuo relacionamento entre universidade e sociedade. No doutorado, pesquisou a formação de pós-graduandos para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação em saúde no Brasil, realizando um estudo a partir dos projetos pedagógicos e das grades curriculares de 37 programas de pós graduação do país ligados à Grande Área Ciência da Saúde, e buscou saber se os programas de pós-graduação estão preparando seus pós-graduandos para inovação tecnológica na área da saúde, adequando seus projetos pedagógicos e grades curriculares para consolidarem uma política nacional de pós-graduação e pesquisa comprometida com a competitividade e com o desenvolvimento econômico e social. Servidora pública federal e pesquisadora da (EPM/UNIFESP) nos temas Inovação Tecnológica, Educação Empreendedora e Empreendedorismo Científico em Saúde. Responsável pela Coordenação Pedagógica e de EaD do MBA Gestão da Inovação em Saúde do Instituto Butantan, que forma gestores para áreas de inovação e de transferência de tecnologia e prepara profissionais para aplicação dos processos existentes entre pesquisa, patenteamento, produção e comercialização de produtos, com domínio do arcabouço legal necessário. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo e à formação de recursos humanos capazes de transformar pesquisa científica em práticas inovadoras na área da saúde, bem como às formas de interação entre as empresas e os grupos de pesquisa que atuam nessa área. Tem se dedicado também ao estudo e à aplicação de ferramentas e soluções inovadoras para o ensino centrado no aluno, como Ensino Híbrido, Educação à Distância, Plataformas Colaborativas, Utilização de Novas Tecnologias e Metodologias Ativas.


Equipe