MBA BUTANTAN

PROPOSTA CURRICULAR




De temática inédita no Brasil, o curso visa preencher uma importante lacuna do mercado entre a criação científica e a materialização de um produto de saúde originado por ela.

Sua proposta curricular está fundamentada nos processos de interação entre o mundo da geração do conhecimento e o mundo da produção e dos negócios e baseia-se na aprendizagem significativa e na experiência de trabalho do aluno, objetivando impacto real na sua vida profissional.

Com formato semi-presencial (blended learning), o curso é interativo e está estruturado para o desenvolvimento teórico e prático de profissionais, para que possam gerenciar todas as etapas do processo de inovação em saúde.

As aulas presenciais mensais contam com corpo docente e conferencistas experientes, das várias instituições do país e do exterior e também da indústria, de start-ups e spin-offs, que adotam ferramentas e práticas bem-sucedidas de gestão da inovação tecnológica, e oferecem aos participantes experiências de aprendizagem executiva que reúnem conteúdo acadêmico de alto nível, ministrado por docentes e pesquisadores, e experiências práticas, relatadas por profissionais do mercado.

Já as atividades a distância são realizados pela Internet, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA - Moodle). Nesse espaço virtual, o aluno participa de webconferências, estuda o conteúdo dos módulos, interage com tutores, participa de fóruns, realiza exercícios e demais atividades, como o “jogo de negócios” dos ciclos. Trata-se de um espaço continuado e aberto, criado por equipe formada por pedagogo, programador e designer instrucional, que tem por objetivo o aprimoramento e a consolidação do conhecimento, possibilitando ao aluno a realização de suas atividades nos horários mais adequados, de acordo com sua rotina.

O curso está organizado em 3 ciclos, sendo cada um com 6 módulos, fundamentados num modelo pedagógico que se baseia nos pressupostos da andragogia, que considera as experiências dos participantes numa perspectiva crítica e dialógica, num ambiente de debate que propicia, além do contato com novos conhecimentos, o fortalecimento de conhecimentos pré-existentes e uma forte troca de experiências com o corpo docente e entre os participantes.

Durante todo o curso, os alunos são motivados para o estudo de temas que são debatidos nos módulos, desenvolvidos nas atividades presenciais e à distância, e ainda aplicados nos projetos individuais dos alunos, que vão sendo aperfeiçoados e enriquecidos mensalmente, para que ao término do curso, possam ser apresentados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para avaliação final.

O estudo dos temas também possibilita aplicação no dia a dia do aluno, para resolução de problemas em suas respectivas áreas de interesse, pesquisa e atuação. A programação do curso prevê (nos dias das aulas presencias), visitas técnicas a espaços avaliados como importantes para a formação proposta. Prevê ainda oficinas de instrumentalização com o objetivo de preparar o aluno para ações práticas.

O curso estimula a participação em trabalhos em grupo e em atividades gamificadas, que são disputadas, simulando situações que visam o conhecimento do mercado e das organizações da área da saúde e ainda o desenvolvimento do pensamento crítico, objetivando uma formação estrategista e de competências e habilidades para liderança de processos de mudança e tomada de decisão.

O curso conta com tutores, que são responsáveis pela facilitação da aprendizagem do aluno, atuando em estreita colaboração e visando ajudá-lo na construção da sua autonomia e aprendizagem.