MBA BUTANTAN

CONVIDADOS

Convidados experientes, que combinam conteúdo acadêmico de alto nível, com a troca de experiências práticas de profissionais do mercado, trazendo para a sala de aula sua expertise.


Alda Lerayer

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1974), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1979) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e INRA, França (1985). Fez Pós-doutorado em Genética de Bactérias Lácicas no INRA, França. Trabalhou no Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi Diretora-executiva do Conselho de Informaçaões sobre Biotecnologia (CIB). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: bactérias lácticas, probióticos, biotecnologia, microbiologia e bacteriófago. Atualmente é Diretora Assuntos Científicos e Regulatórios da Solazyme Brasil.


Alessandro Ventura

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Industrial Design - Pratt Institute (1968), e doutorado (2000) e Livre Docência (2002) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é membro designado pelo CD do CNPq para o NATI - Núcleo de Assessores em Tecnologia e Inovação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho industrial, arquitetura, arquitetura modular, design e produção seriada.


Alexander Roberto Precioso

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e Doutorado em Medicina pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é Diretor do Laboratório Especial de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, médico pesquisador da Disciplina de pediatria preventiva e Social do Departamento de Pediatria da FMUSP, membro da Comissão Permanente de Assessoramento e Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e membro do Comitê Estadual de Referência em Doenças Transmissíveis do Estado de São Paulo. Representa o Instituto Butantan na Organização Mundial da Saúde na realização de ensaios clínicos para imunobiológicos.


Alexandre Lima Nepomuceno

Possui graduação em Agronomia e mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Molecular Biology and Plant Physiology - University Of Arkansas e pós-doutorado no Japan International Research Center for Agricultural Sciences - JIRCAS, Tsukuba, Japão. Desde 1990 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). É Docente Titular no curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular na Universidade Estadual de Londrina e do curso de Pós-graduação em Biotecnologia Ambiental na Universidade Estadual de Maringá. Foi Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança e coordenou o Programa LABEX US em Plant Biotechnology localizado no ARS/USDA Plant Gene Expression Center, em Albany, California, USA. Tem experiência em Fisiologia Vegetal e Biologia Molecular, com ênfase em Expressão Gênica, Tolerância à Seca, obtenção e caracterização de Plantas Geneticamente Modificadas e Biossegurança de OGMs.


Alice Machado

Coordenadora Sênior de Inovação da Natura . Graduada em Engenharia Química pela UFSCar com MBA em Ciência, Tecnologia e Inovação pela FIA. Oito anos de experiência em áreas de inovação como P&D, marketing e planejamento estratégico tendo atuado nas empresas Aracruz Celulose, Unilever e atualmente na Natura.


Ana Decot Zanettini

Diretora de Marketing e Consumer Market Insights para a America Latina da Givaudan. Possui 21 anos de experiência nas áreas de gestão do desenvolvimento com foco em Marketing, Conhecimento do Consumidor e Desenvolvimento. Formada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP e com MBA em Marketing pelo INSPER IBEMEC, atuou por 14 anos no segmento de Embalagens (Bemis Co - Dixie Toga), liderando o processo de desenvolvimento de mercado através de inovação. Na Givaudan, responde pela equipe de Marketing e Conhecimento do Consumidor para as categorias de Personal Care, Fabrics e Home Care.


Anderson Maciel

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (1998), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Realidade Virtual e Interação Multimodal pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (2002), doutorado em Computação Gráfica pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (2005) na Suíça, pós-doutorado no Rensselaer Polytechnic Institute nos Estados Unidos (2007) e pós-doutorado no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Informática da UFRGS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: computação gráfica, realidade virtual, aplicações médicas auxiliadas por computador, simulação baseada em física e interação humano-computador. É membro da Association for Computing Machinery (ACM), do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), do IEEE Computer Society Technical Committee on Visualization and Graphics, do IEEE Haptics Technical Committee e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).


André Franco Montoro Filho

Doutor em Economia pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, André Franco Montoro Filho formou-se em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEAUSP, onde desenvolveu toda a sua carreira universitária. Contratado em 1966, obteve o cargo de professor titular em 1983, por concurso público. Foi vice-diretor da FEAUSP, presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE e exerceu importantes funções públicas, como presidente do BNDES, presidente da Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização - PND e Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Desde agosto de 2015, atua como Diretor Presidente da Fundação Butantan e como Membro do Conselho Diretor do Instituto Butantan desde 2013.


Alvair Silveira Torres Junior

Graduado em Tecnologia em Processos de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Comunicação Organizacional pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Professor doutor da Universidade de São Paulo- FEA-USP. Especialista em Lean Management e Lean Production. Autor e Co-autor dos Livros: Integração e Flexibilidade, Gestão do Conhecimento nas PME, Pequeno Dicionário de Termos da Empresa Globalizada. Ganhador do Prêmio INTERCOM 2001 de melhor tese de doutorado, segundo colocado do prêmio PricewaterhouseCoopers de Inovação Gerencial em 2002 e prêmio de melhor trabalho na área de Operações e Logística no XIX ENANGRAD em 2008. Tem experiência na área de Gestão de Operações e Processos atuando principalmente nos temas de gestão enxuta, gestão tecnológica, estratégia, organização do trabalho e processo decisório.


Álvaro Toubes Prata

Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da SETEC/MCTI. Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui graduação em Engenharia Mecânica e Elétrica pela Universidade de Brasília, mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Minnesota, EUA. Atua há 34 anos na UFSC, onde, além de coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão, foi reitor e pró-reitor de pesquisa e pós-graduação. Com duas patentes depositadas, publicou mais de 230 artigos científicos, orientou 41 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado. Foi presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior e como Vice-Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Grã Cruz, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência e o Prêmio Anísio Teixeira. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica.


Alvaro Jose Abackerli

Graduado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (EESC-USP). Prosseguiu na carreira acadêmica com pós-doutorados realizados no NPL - National Physical Laboratory e no NIST - National Institute of Standards and Technology, onde trabalhou com modelagem, simulação, teste de software e análise de desempenho de sistemas metrológicos. Foi professor e pesquisador da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e também atuou na Vice-Reitoria Acadêmica com a gestão e a coordenação da pesquisa na universidade. Foi Diretor de Operações e Negócios e líder de unidades técnicas nas áreas de Metrologia e Bionanomanufatura no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT e atualmente é assessor da presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).


Ana Carolina de Andrade Pinto

É atualmente pesquisadora do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), trabalhando no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) com o objetivo de apoiar a inovação e o desenvolvimento industrial brasileiro, e está cursando o doutorado em Politicas Publicas no Instituto de Economia da UFRJ. Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela niversidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência em pesquisa na área de Fisiologia, empregando técnicas de Biologia Molecular, realizada no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ. Tem Mestrado em Administração de Empresas realizado no Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ, na área de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e experiência em gestão de projetos e captação de recursos em organizações do Terceiro Setor.


Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Bioquímica - University of Salford (1982), Inglaterra, e doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1987). Fez estágio de pós-doutarado no Instituto de Pesquisa sobre o Câncer, Lausanne, Suíça e no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. É Pesquisador Científico nível VI do Centro de Biotecnologia do Instituto Butantan. Participou de diversos projetos de sequenciamento de genomas e foi coordenadora geral do projeto sequenciamento da bactéria Leptospira interrogans. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, genoma, genoma funcional e proteômica, atuando nos seguintes temas: Leptospira, leptospirose, proteínas recombinantes, patogênese molecular, interação patógeno-hospedeiro, e vacinas. Já formou diversos mestres, doutores e supervisionou estágios de pós-doutorado. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) (2006-2012). É editora associada da revista PLOS Neglected Tropical Diseases.


Ana Maria Moro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília, doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo, especialização em Genética Bioquímica pela University College London, Inglaterra e pós-doutorado em Biologia Celular pela Università degli Studi di Torino, Italia. Atualmente é pesquisador cientifico VI do Instituto Butantan, diretor do Laboratório de Biofármacos em Células Animais e professor orientador de doutorado da Universidade de São Paulo (Biotecnologia). É bolsista DT do CNPq e membro do comitê gestor do INCT-Instiuto de Investigação em Imunologia. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia, Bioquímica e Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: anticorpo monoclonal, humanização de anticorpos, geração de linhagens de anticorpos recombinantes, anticorpos biossimilares, imunoterapia, cultivo celular, biorreator, desenvolvimento de processos, purificação de proteínas.


Ana Marisa Chudzinski Tavassi

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Programa de Biologia Molecular) Doutorado pelo Instituto Pasteur e INSERM (França). Realizou Pós-doutorado na Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires (ANMBs) - Argentina. É pesquisadora científica PqC-VI do Instituto Butantan onde atua como: Diretora do Laboratório de Bioquímica e Biofísica, Vice Diretora da DDC (Diretoria da Divisão Científica), membro da CPG- Programa de Toxinologia, Professora credenciada nos cursos de Pós-graduação: Biologia Molecular da UNIFESP, Interunidades em Biotecnologia - da USP e Toxinologia - do Instituto Butantan. Membro Gestor e Coordenador do Subprograma Bioquímica e Biologia Molecular do INCTTOX-CNPq, Coordenadora de Inovação e Pesquisador Principal do CETICs/CEPID-FAPESP. Membro Titular do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação da Cidade de São Paulo; Membro do Comitê de Biotecnologia COMBIO/ FIESP. Responsável pela implementação e coordenação do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento no I. Butantan- destinado a fase de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos voltados à hemostasia, câncer e reparo tecidual. Coordenadora de projetos que visam a interação público-privada, com apoio do BNDES, FINEP, FAPESP. Responsável pela Implementação e Coordenação do MBA "Gestão da Inovação em Saúde" do Instituto Butantan.


André Castilho Valim

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP-SP), é 2o Tenente Oficial Médico EB. Possui Residência em Psiquiatria e em Psiquiatria Forense (ambas pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas - IPq HC/FMUSP. Em 2010 iniciou sua Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É sócio da Empresa Medbits (Prontuário eletrônico em nuvem) e Co-fundador e Diretor de Negócios da empresa Mendelics Análise Genômica.


André Chiwchio

Sócio fundado da Genera, Naked Monkey e App Simples.


André Ribeiro Coutinho

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Reading, MBA pela Fundação Dom Cabral, especialista em Business Design pela Rotman School of Management e Institute of Design/IIT) e tecnologias emergentes pela Singularity University), Economista pela Unicamp. Líder da prática de inovação estratégica da Symnetics, da qual é também sócio-diretor. Coordena desde 1997 dezenas de parcerias para inovação e design com organizações privadas, públicas e sociais no Brasil e América Latina. Alguns projetos realizados: CAMINHOS E ESCOLHAS (Santander) - http://www.caminhoseescolhas.com.br/ INNOVATION CENTER MARCOPOLO - http://bit.ly/132ScTP GENTE QUE EDUCA (Fundação Victor Civita) - http://www.gentequeeduca.org.br/ MUNDO SENAI (Senai) - http://www.mundosenai.com.br VISÕES DE FUTURO + 15 (Fundação Telefonica Vivo) - http://sobrado.in/d3jsv7/ Professor de Business Design da Business School São Paulo, Fiap e IAE Business School (Argentina).


Andrea Minardi

Professora Associada do Insper e membro do comitê executivo do BALAS – Business Association of Latin America Studies. Foi diretora Acadêmica da Graduação do Insper de janeiro de 2010 a junho de 2012, membro do conselho fiscal da ANGRAD, Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, de 2009 até 2013 e diretora da Sociedade Brasileira de Finanças de agosto de 2007 a julho de 2011. É graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, doutora em Administração de Empresas com concentração em Finanças pela FGV – SP, foi aluna visitante do programa de doutorado de administração da University of Texas. É autora do livro Teoria de Opções Aplicada a Projetos de Investimento e de diversos artigos. Pesquisa nas áreas de Finanças Corporativas, risco de crédito, opções reais e orçamento de capital.


Andrew John George Simpson

Possui graduação em Bioquimica pela Universidade de Birminghan, doutorado em Bioquimica pela National Insitute For Medical Research e pós-doutorado pela National Institute Of Health. Atualmente é Consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Orientador da Hospital Ac Camargo e Pesquisador do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer. Tem experiência na área de Genética.


Antonio Carlos Aidar Sauaia

Trabalha há 28 anos na FEA/USP com Educação Gerencial. Formado em Engenharia em 1974, coordenou por 6 anos projetos de telecomunicações e por mais 6 anos foi sócio gerente de uma SA de capital fechado. Iniciou em 1986 a carreira acadêmica. Após 40 anos de formado, em 2014, considera-se um estudante profissional.


Antonio Carlos Matos da Silva

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), possui mestrado em Hematologia pela Universidade de São Paulo e MBA tanto em Marketing pela Fundação Instituto de Administração – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FIA / FEA – USP), quanto em Art of Business Coaching Internacional (Newfield Consultant). Possui experiência em marketing e vendas na indústria farmacêutica, especialmente nas áreas de gestão de produto, terapêutica, assuntos públicos e Desenvolvimento de Novos Negócios. É Diretor de Acesso ao Mercado da Roche Pharmaceuticals São Paulo e Região, Brasil Indústria Farmacêutica, onde conduziu com sucesso um dos produtos mais complexos em Oncologia para expandir a penetração no mercado, em diferentes linhas de indicação e de tratamento, por meio do engajamento da equipe e elevado foco na execução.


Antonio Cesar Amaru Maximiano

Formado em Administração pela Universidade de São Paulo, onde concluiu o mestrado e o doutorado, atualmente é professor de Administração da USP e supervisor de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA). É professor convidado da Université François Rabelais (Tours, France, 2009). Atua principalmente nas áreas de administração de projetos, recursos humanos e administração geral.


Armando Zeferino Milioni

Possui graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É mestre em Pesquisa Operacional e Transporte pelo ITA e doutor em Industrial Engineering and Management Sciences pela Northwestern University. É Professor Titular do ITA e fez parte da equipe que implantou a Universidade Federal do ABC (UFABC), onde ocupou as funções de Pró-Reitor de Pós-Graduação, Vice-Reitor e Chefe de Gabinete da Reitoria. Dirigiu o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em São José dos Campos e atualmente ocupa a função de Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Bruno Aragão

Sócio fundador da 3DUX Soluções Médicas em Impressões 3D


Beatriz da Costa Thomé

Medica especialista em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, tem mestrado em Saúde Publica com foco em Saúde Internacional pela Universidade de Washington, em Seattle. Trabalhou como assessora técnica para HIV Pediátrico e Prevenção da Transmissão Vertical do HIV em locais de recursos limitados para a organização ICAP -¬Columbia University, baseada em Moçambique e posteriormente em Nova York. Atualmente trabalha como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico do Instituto Butantan desenhando e conduzindo ensaios clínicos de vacinas.


Camilo Ansarah Sobrinho

Possui bacharelado em Ciências Biológicas e Mestrado em Microbiologia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Genética Molecular pela "George Washington University" (Washington DC, EUA), e pós-graduação em Gestão de Empresas de Biotecnologia pela Carey Business School, Johns Hopkins University, EUA. Sua carreira científica foi focada na pesquisa em doenças infecciosas, realizada tanto na agência de Saúde do Governo Federal dos EUA (National Institutes of Health - NIH) quanto na Universidade de São Paulo. Trabalhou no Escritório de Desenvolvimento de Tecnologias do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (sigla em inglês, NIAID) e na agência de saúde do Governo Federal dos EUA (NIH). Atualmente é o gestor responsável pelos licenciamentos de tecnologias originadas no Instituto de Virologia Humana (IHV) e no Instituto de Ciências do Genoma (IGS) do Escritório de Transferência de Tecnologia da Universidade de Maryland, Baltimore (UMB). É responsável pela gestão de um portfolio de mais de 150 invenções nas áreas de terapias, vacinas, softwares, testes, diagnósticos e dispositivos médicos e dentários. Ele também é facilitador de colaborações com a indústria e da criação de companhias start-ups.


Carlos Mauricio Rabello De Sant'anna

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde ingressou como docente em 1997. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Modelagem Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e desenvolvimento de compostos bioativos com atividade farmacológica e com aplicações em agroquímica. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRRJ por dois mandatos, onde também orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado. Já publicou mais de 40 artigos e coordena projetos de pesquisa objetivando o desenvolvimento de compostos bioativos. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRRJ e do Programa de Mestrado em Matemática e Modelagem Computacional da UFRRJ. É membro da Sociedade Brasileira de Química e atual vice-presidente da divisão de Química Medicinal dessa organização.


Carolina Horta Andrade

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2009), com período de estágio de doutorado-sanduíche em Química Medicinal e Computacional na University of New Mexico, EUA, por 9 meses. Desde 2010, é Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: LabMol - Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular (http://labmol.farmacia.ufg.br). Atualmente, orienta 3 estudantes de mestrado, 6 de doutorado, 2 estudantes de iniciação científica e supervisiona um pós-doutorado. Publicou 38 artigos em revistas científicas indexadas e 1 capítulo de livro. Suas principais contribuições concentram-se na área de Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, principalmente buscando novos fármacos para doenças tropicais negligenciadas, como esquistossomose, doença de Chagas, leishmaniose, malária e tuberculose. Além disso, sua linha de pesquisa tem como foco o desenvolvimento e aplicação de métodos computacionais para o planejamento racional de fármacos (CADD, Computer-Aided Drug Design), como triagem virtual, quimiogenômica, quimioinformática e modelagem in silico de propriedades farmacocinéticas e toxicidade. Atualmente é Tesoureira da Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química (SBQ, gestão 2014-2016). Em 2014 recebeu o prêmio "Para Mulheres na Ciência", da L'Oreal-UNESCO-ABC, na área de Ciências Químicas. Em 2015 recebeu o prêmio International Rising Talents, da Fundação L'Oréal e UNESCO.


Celine Pompéia

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e também em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É Mestre em Bioquímica pelo Instituto de Química e Doutora em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas, ambos na Universidade de São Paulo. Realizou Pós-doutoramentos no NIH e na UNIFESP. Foi pesquisadora do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO-Austrália), e no momento é integrante do Laboratório de Genética do Instituto Butantan.


Célio Lopes da Silva

Professor Titular de Imunologia do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); tem Bolsa de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq; é Membro Efetivo da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo; Designado pelo Conelho Deliberativo do CNPq para compor o "Núcleo de Assessores em Tecnologia e Inovação (Nati) de 11/2011 a 09/2014; Coordenador de grandes Redes de Pesquisa (Instituto do Milênio Rede TB, Núcleo de Pesquisa em Tuberculose da FMRP-USP, Rede USP de Doenças Negligenciadas), projetos tecnológicos (PIPE da Fapesp, Subvenção Econômica da FINEP, projetos Bioinova e RHAE do CNPq, projetos tecnológicos do Programa DST/AIDS do Ministério da Saúde) e projetos temáticos da Fapesp; tem grande experiência no estabelecimento de plataformas tecnológicas para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) de produtos e processos biotecnológicos, terapia gênica e sistemas de nanopartículas lipídicas de liberação controlada; atua na área de transferência de tecnologia, aspectos regulatórios, proteção da propriedade intelectual e gestão de projetos de inovação tecnológica; Fundador e Consultor Científico da Empresa Farmacore Biotecnologia Ltda; Membro do Comitê Assessor de Desenvolvimento Tecnológico e de Vacinas Anti-HIV do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, desde janeiro de 2004; representante da Comunidade Científica na elaboração do Plano Brasileiro de Vacinas Anti-HIV 2008-2012; Consultor da OMS para a área de vacinas de 2002 a 2006. Quanto à carreira acadêmica, é graduado em Farmacia pela FCF-USP; Mestre e Doutor em Bioquímica pelo IQ-USP; Livre-Docente em Microbiologia Médica pela FMRP-USP; Professor Titular em Imunologia pela FMRP-USP; Pós-doutorado no National Institute for Medical Research em Londres; Especialização em Jornalismo Científico (480 horas) e Especialização sobre Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (360 horas) na UNICAMP. Quanto às atividades científicas publicou mais de 150 trabalhos originais em revistas científicas de bom índice de impacto incluindo a Nature, autor de vários capítulos de livros científicos, autor de 13 patentes sobre produtos e processos das áreas de biotecnologia e nanotecnologia, orientou 18 teses de doutorado e 20 dissertações de mestrado, e supervisor dos trabalhos de 15 pós-doutores. Com relação às atividades científicas vem a longo tempo estudando o papel das proteínas de choque térmico (HSPs) como agentes imunomoduladores. Um plasmídeo de DNA carregando um gene da hsp65 micobacteriana mostrou atividades profiláticas e terapêuticas para a Tuberculose. Recentemente concluiu com sucesso todas as etapas do desenvolvimento tecnológico desse produto, a produção em escala semi-industrial e o estudo clínico de Fase I/II. Atualmente está empenhado no desenvolvimento e produção semi-industrial de biofármacos e biossimilares para o mercado brasileiro.


Celso Vainer Manzatto

Celso Vainer Manzatto é Engenheiro Agronômo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983). Concluiu os cursos de Mestrado em Ciência do Solo na mesma Universidade em 1986 e o de Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense em 1998. Foi consultor de empresas de engenharia em projetos de irrigação e drenagem, assentamentos humanos e estudos de impacto ambiental durante o período de 1986 a 1994. Ingressou na Embrapa em 1995, atuando como pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Solos até 2009, onde serviu como Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento de 1998 a 2003 e como Chefe Geral de 2004 a 2009. Foi membro do Conselho Superior da FAPERJ de 2005 a 2009 e do conselho de Administração da PESAGRO Rio de 2007 a 2011. Atualmente é pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e exerce a função de Chefe Geral. Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: zoneamentos, uso da terra, pedologia e assentamentos humanos.


Claudia Santos Magioli

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é pesquisadora em propriedade industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética e Biologia Molecular Vegetal, principalmente nos seguintes temas: transformação genética e regulação da expressão gênica de plantas. Desde 2004 atuando como examinadora de patentes no INPI, preferencialmente na área de Biotecnologia vegetal.


Cláudio Henrique Damasceno Cabral

Farmacêutico Industrial com mais de 20 anos de experiência em indústria farmacêutica nas áreas de Assuntos Regulatórios, Controle de Qualidade, Garantia de Qualidade e Desenvolvimento de Novos Produtos. Nos últimos anos com uma dedicação também à área de novos projetos/PDP´S (Parcerias de Desenvolvimento Produtivo). Ampla experiência em auditorias, inclusive internacionais. Mestre em Vigilância Sanitária e Pós-graduado em Gerência da Qualidade.


Daisy Hirata

Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (IFUSP); Mestrado em Física de Plasmas pela Universidade de São Paulo (IFUSP): Doutorado em Física Nuclear pela Saitama University, Japão; Pós-Doutorado em Física Nuclear pelo Institute of Physical and Chemical Research (RIKEN), Japão; Pesquisadora Visitante do Department of Physical Science na Open University (OU), Inglaterra, nas áreas de física nuclear e em novas metodologias em ensino à distância; Pesquisadora Visitante da Divisão de Ciências Computacionais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), nas áreas de Física nuclear e em novas metodologias em ensino à distância. Consultora SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.


Daniel Ibri

Chief Operating Officer and Head of M&A at Acelera Partners, responsible for post-acceleration programs, investment fund preparation and financial mentoring


Daniel Branco

É médico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou seu doutorado em neurociências pela PUCRS e seu pós-doutorado em mapeamento cerebral na Harvard University. Além disso, possui MBA pela Wharton School of Business. É o criador do primeiro site médico do Brasil (Atlas Eletrônico de Histologia) e o primeiro site de perguntas e respostas em saúde (Medicinal), passou a desenvolver uma carreira dedicada à criação de tecnologias e negócios para a saúde. É fundador da DMBranco Healthcare Investments & Advisory e do Medicinia, plataforma online de conectividade médico-paciente.


Daniela Silva Taborda

É gerente senior de propriedade intelectual da Whirlpool LAR e LAR International - Unidades de Negócios de Eletrodomésticos e Compressores (Embraco), bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em propriedade intelectual pela Fundação Getúlio Vargas e pelo escritório de patentes do Japão - JPO - Japan Patent Office.


Dante Marcello Claramonte Gallian

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutoramento pela Écoledes Hautes Étudesen Sciences Sociales de Paris, França (2007). Foi professor do departamento de história da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-1999) e atualmente é docente e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desde 2005 participa como professor e pesquisador visitante do Centre de RecherchesHistoriques da Écoledes Hautes Étudesen Sciences Sociales de Paris, França e, desde 2011, como visiting researcher do Center of Humanities and Health do King'sCollege London, UK. É professor de História da Medicina para o curso médico da UNIFESP, de História e Filosofia das Ciências e Bioética para os cursos Biomédico e de Enfermagem e coordenador do Laboratório de Humanidades da mesma universidade. Participa como professor-orientador dos Programas de Pós-Graduação "Ensino em Ciências da Saúde" do CEDESS da UNIFESP e "Saúde Coletiva" do Departamento de Medicina da UNIFESP. Suas linhas de pesquisa são Humanidades e Saúde, História Oral e Narrativas em Saúde, Espiritualidade e Saúde. É pesquisador da FAPESP, CNPq e do King'sCollege London.


Domingo M. Braile

Professor da Unicamp e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Criou no final do anos 70 a empresa Braile Biomédica, para produzir válvulas cardíacas de pericárdio bovino, por ele idealizadas no Brasil. A partir do sucesso com as válvulas, a empresa se transformou num centro fabricante de cerca de 250 produtos. Em 2013, ganhou o prêmio de Inovação categoria "Média Empresa" na 16° edição do Prêmio Finep de Inovação. Livre docente em cirurgia cardíaca desde 1994, orientou 35 dissertações e teses. É editor chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Publicou 17 capítulos, editou um livro e tem 229 artigos publicados em periódicos especializados.


Durvanei Augusto Maria

Biomédico - Pesquisador Científico Lab. Bioquímica e Biofísica no Instituto Butantan. Mestrado e Doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo; bolsista Programa CAPES-COFECUB, na Universidade de Paris VII Denis Diderot. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro Titular da Comissão de Ética em Pesquisa Animal do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Professor Colaborador do Departamento de Dermatologia da FMUSP. Orientador pleno dos programas de pós-graduação: Biotecnologia – ICB/USP; Anatomia e Cirurgia da FMVZUSP e Ciências Médicas da FMUSP.


Eduardo Fernandes Formighieri

Possui graduação em Engenharia Agronômica (ESALQ/USP), mestrado em Ciências (CENA/ESALQ/USP) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular (IB/UNICAMP). Foi responsável pela Bioinformática na empresa CanaVialis SA (2008 a 2010). Atualmente é Pesquisador A da EMBRAPA Agroenergia. Atua em Bioinformática desde o início do mestrado, em 1999 (Projeto Genoma /Xylella fastidiosa/), com experiência principalmente nos temas: montagem, mineração, anotação, genômica, marcadores moleculares, SNPs, DArTs, genotipagem, transportadores e elementos transponíveis. Também atua em capacitação, documentação e desenvolvimento de sistemas.


Eduardo Lameirão Roncolatto

Doutor em Direito Internacional e Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Diretor Jurídico para a América Latina e Brasil da Merck, Sharp & Dohme Farmacêutica. Advogado e Professor Universitário em São Paulo.


Eduardo Luiz Marinho

É Gerente Adjunto da Incubadora de Empresas da COPPE desde 2004 e integrou a Equipe Técnica do Desafio SEBRAE de 2004 a 2010. Anteriormente foi (2001/2004) Gerente Comercial e Administrativo - Curso de Espanhol da Casa de Espanha RJ, (2000/2001) Diretor Comercial - Ability Comunicação & Tecnologia, (1999/2000) Gerente de Desenvolvimento de Negócios E-fashion Network SCP, (1991/1999) Gerente de Compras Mesbla Lojas de Departamentos e Gerente Comercial da Jatocret Engenharia (1997/1991). Atualmente cursa o Mestrado em Engenharia de Produção na UFRJ, possui formação em Marketing pelo IBMEC Business School MBA (2001), Pós-Graduação em Administração de Varejo pela PUC-RJ (1995) e Engenharia Civil pela UFF (1988). Possui proficiência em Inglês e Espanhol. Participou dos seguintes cursos e treinamentos:Curso Linhas de Financiamento Finep/Firjan 2006;Curso Linhas de Financiamento Finep/Sebrae 2006;Curso Difusores de Marketing Anprotec 2004;EMPRETEC Sebrae - 2004;Liderança Case Consultores 2004;Como Vender mais e Melhor Sebrae - 2004;Creación y Gestión de Empresas Fundación Empreender - 2004;Treinamento de Vendas para soluções e-Business IBM 2001;Seminário e-Business Now Planejamento Executivo Oracle 2001;Seminários Anprotec 2004 e 2005. Informações coletadas do Lattes em 14/07/2015


Eduardo Moacyr Krieger

Médico, graduado em 1953, na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1953. Sua principal linha de pesquisa foi o estudo dos mecanismos de regulação da pressão arterial, principalmente os mecanismos neurogênicos através de modelos de hipertensão experimental, para tanto desenvolveu um método de desnervação sinoaórtica, no rato, que é universalmente empregado. Foi pioneiro na utilização do rato como modelo para estudos de egulação da pressão arterial no sono e no exercício, bem como no registro da atividade simpática, em condições fisiológicas. Após sua aposentadoria na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, trabalhou no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Academia Brasileira de Ciências de 1992 a 2007. Atualmente é Diretor Executivo da Comissão de Relações Internacionais - CRInt da FMUSP, Vice-Presidente da FAPESP, Presidente do Conselho de Gestão e Estudos Estratégicos-CGEE, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT/MCT.


Eduardo Pagani

Especialista em Medicina Farmacêutica (UNIFESP) 15 anos de experiência em P&D de fármacos em indústrias farmacêuticas e centros de pesquisa (Schering Plough, Cristalia e LNBio) Participou do desenvolvimento do Helleva (carbonato de lodenafila) É atualmente gerente de desenvolvimento de fármacos do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio – Campinas). É presidente da SOBRAFITO (Associação Médica Brasileira de Fitomedicina)


Edgar Morya

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1996). Doutorado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2006) em colaboração com The Netherlands Research Institute for Fundamentals and Clinical Human Movement Sciences, Vrije University Amsterdam (2004) e Laboratorio di Ergonomia Cognitiva da Università di Roma La Sapienza (2004-2006).


Elizabeth Angélica Leme Martins

Graduação em Química e Doutoramento em Bioquímica no Instituto de Química - USP. Atualmente é pesquisador cientifico VI no Centro de Biotecnologia do Instituto Butantan. Linhas de atuação: desenvolvimento de vacinas contra leptospirose e esquistossomose.


Elizabeth Igne Ferreira

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1987). Em 1990, fez estágio pós-doutorado de curta duração em Modelagem molecular no College of Pharmacy, University of Illinois, em Chicago, Illinois, EUA supervisionado pelo Prof. Anton J. Hopfinger. Foi assessora técnica da Pró-Reitoria de Pós-graduação no período de 2003 a 2005, gestão da Pró-Reitora Suely Vilela, e, de 2005 a 2009 da Reitoria, gestão da Reitora Suely Vilela. É, atualmente, assessora técnica no Programa USP Internacional e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da USP. Professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, no campus de São Paulo, desde 2001. Atua na área de Química Farmacêutica, em Planejamento de novos fármacos na área de doenças negligenciadas, especialmente, de antimaláricos, antichagásicos, leishmanicidas e tuberculostáticos potenciais, utilizando os processos de latenciação e de planejamento racional. É editora científica do Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos


Fabio C. Tucci

Dr. Tucci possui mais de 20 anos de experiência na área de descoberta de drogas, química medicinal e síntese orgânica. Na sua atual função na Epigen, gerencia projetos inovadores em áreas terapêuticas diversas como oncologia, doenças renais e neurodegenerativas. Além disso, é responsável pelas operações e administração da empresa. Anteriormente exerceu a função de Diretor de Química na Tanabe Research Laboratories em San Diego, uma subsidiária da Mitsubishi Tanabe Pharma do Japão. Na Tanabe, Dr. Tucci liderou uma equipe de 15 químicos medicinais empenhados na descoberta de novas drogas nas áreas de inflamação e doenças metabólicas. Na Neurocrine Biosciences de San Diego fez parte da equipe que descobriu o composto Elagolix, uma molécula que se encontra em fase 3 de testes clínicos para o tratamento de endometriose. Dr. Tucci concluiu seu doutorado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo sob a orientação do Professor João V. Comasseto e realizou dois estágios de pós-doutorado na University of Wisconsin, Madison e The Scripps Research Institute. Ele é autor de 62 manuscritos científicos e inventor em 14 patentes. Ph.D., Chief Operating Officer sócio-fundador Epigen Biosciences, Inc. San Diego, CA


Fabio Passetti

Obteve os títulos de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista campus Rio Claro em 1999, mestre em Bioquímica pela Universidade de São Paulo em 2002 e doutor em Bioinformática pela Universidade de São Paulo em 2007. De 2006 a 2014 foi pesquisador do Instituto Nacional de Câncer. Desde 2014 é pesquisador do Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Tem experiência na área de Bioinformática e Biologia Computacional, atuando principalmente na análise e integração de dados de genoma, transcriptoma e proteoma. É bolsita de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, nível 2, do CNPq e bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Strictu senso em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Assumiu o cargo de segundo tesoureiro da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C) para o biênio 2015-2016.


Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com residência em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pelo PROAHSA (USP/FGV), com MBA full-time pela Duke University e Summer Job no setor de Farmacoeconomia da Janssen Medical (Johnson&Johnson). Já atuou como Gerente Médico da BenCorp, empresa Endeavor no setor de saúde corporativa e gestão de Benefícios, Assistente Técnico no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas e mais recentemente como Gerente do Centro de Inovação dos Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Fernando Jose Gomes Landgraf

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Centro Universitário da FEI (1976), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica (1987), doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica (1992) e Livre-Docência pela mesma instituição (2007); é professor associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em comportamento magnético dos materiais de engenharia, incluindo seu processamento por conformação Mecânica. Atua em laminação e processamento de materiais particulados de aços elétricos, ímãs aglomerados (bonded magnets), investigando as relações entre processo, microestrutura e textura cristalográfica e suas propriedades magnéticas. Trabalhou por 29 anos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, assumiu a Diretoria de Inovação do instituto (julho 2009 a agosto 2012), e atualmente é o Diretor presidente do IPT.


Flavio Finardi Filho

Graduado em Farmácia Bioquímica, com ênfase em Alimentos pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Ciências dos Alimentos pela mesma universidade. Pós-doutorado em biologia molecular e celular de plantas na Universidade da Califórnia em San Diego. Livre-docente em Química, Bioquímica e Biologia Molecular de Alimentos. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, sobretudo em Ciência de Alimentos, com atuação nos seguintes temas: caracterização bioquímica e molecular de proteínas e enzimas, seguranca e inocuidade de alimentos, alimentos geneticamente modificados e proteínas alergênicas de alimentos. É membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança CTNBio desde 2009, e Presidente da CTNBio (mar2012 - mar2014).


Gabriel Di Blasi

Engenheiro industrial, agente da propriedade industrial e advogado. Sua prática abrange questões nacionais e internacionais, incluindo patentes, desenhos industriais, segredos empresariais, cultivares, contratos de licenciamento e de franquias, gerenciamento de tecnologia e de inovação tecnológica, marcas e direitos autorais. Experiência em procedimento administrativo perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária; contencioso de proteção de dados, patentes, desenhos industriais, segredos empresariais e direitos autorais; atuação perante as autoridades alfandegárias, assuntos relacionados à proteção de patentes e desenhos no exterior; autorização de acesso para uso da biodiversidade brasileira perante o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético e consultoria em gerenciamento de tecnologia, com base na Lei de Inovação Tecnológica. Professor da disciplina Propriedade Intelectual com ênfase na lei de Patentes, no curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado Rio de Janeiro – UERJ, Conselheiro Fiscal da ABF e membro e responsável dos assuntos de propriedade intelectual e regulatório da Comissão de Biotecnologia - COMBIO da Federação Nacional das Industrias - FIESP. Perito do juízo das Cortes Estaduais e Federais em matéria de patentes, segredo de negocio e desenhos industriais.


Gabriel Perez

Sócio gestor do Fundo Pitanga. Foi consultor no The Boston Consulting Group, Mãe Terra Produtos Naturais e Orgânicos, Siemens Venture Capital e foi associado da Endeavor. Possui formação acadêmica em administração pelo Massachusetts Institute of Technology - Sloan School of Management.


Geraldo Berger

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Agronomia e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela University of Missouri. Atualmente é Diretor de Regulamentação na Monsanto do Brasil Ltda.


Gilberto Gonçalves

Carreira de sucesso no mercado financeiro trabalhando nos principais bancos de Investimentos da América Latina e dos Estados Unidos. Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Ibero Americana de São Paulo. Até 2012 permaneceu no Banco Morgan Stanley São Paulo como Diretor estatutário da área de Operações, sendo responsável pelas áreas de renda variável, renda fixa, projetos, risco operacional para o Banco e Corretora.


Guilherme Agustin Louzada Pereda

Realizou Residência Médica em Medicina Preventiva com ênfase em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (PROAHSA) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo’. Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS) da Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudos Integrado em Medicina Chinesa (CEIMEC). Título como especialista em Acupuntura Médica pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. Atua em Controle de Qualidade Hospitalar e Tecnologia da Informação voltada para a área da saúde.


Guilherme Ary Plonski

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION - Israel Institute of Technology.


Guilherme Arantes Mello

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1996); especialização em Medicina Geral Comunitária pelo SUS/Hospital Santa Marcelina - SP (1998); mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Unicamp (2005); e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP (2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, e professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.


Guilherme Luiz Pereira

Sócio-diretor da Inventta, consultoria de inovação do Grupo Instituto Inovação. Atua em projetos de inovação em grandes, médias e pequenas empresas auxiliando a desenvolver produtos, processos, estratégias e novos negócios que aumentem o nível de inovação destas empresas. Responsável por diversos projetos de interação ICT-Empresa, ajudou na criação de metodologias de inovação que são aplicadas na prática em diversos clientes da Inventta.


Hélen França

Farmacêutica industrial. Possui 11 anos de experiência na industria farmacêutica de produtos estéreis atuando majoritariamente em Garantia da Qualidade, com oportunidade de vivenciar Controle de Qualidade, Assuntos Regulatórios e Produção. Atualmente, atua como Gerente de Projetos de Transferência de Tecnologia na divisão de vacinas da Novartis.


Humberto Emílio Massareto

É sócio-diretor da K01 Capital Intelectual. Desenvolvedor e Gestor do "Projeto i9 SEBRAE", coordenado pela ANPEI. Desenvolvedor do Software SEBRAE i9, para Geração e Seleção de Ideias. Produtor Gráfico e Diretor de Operações em Agências de Propaganda e de Web. Consultor ANPEI-SEBRAE Nacional, de Criatividade e Inovação. Consultor de Criatividade e Inovação do Laboratório de Negócios SSJ. Bacharelado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). MBA - Master em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Formação em Facilitadores em Criatividade pela FAAP. Especialização em Programação Neuro-Linguística (PNL), nível Practitioner, pelo Instituto PAHC Brasil. Mestrando em “Criatividade & Inovação” – pela Universidade Fernando Pessoa de Porto – Portugal. Professor nas Faculdades de Comunicação, Economia e Direito da FAAP, ESPM, FAAP, FATEC-SP e Universidade San Andrés, Bolívia. Palestrante sobre Educação a Distância, Tecnologia, e-Learning, Comunicação, Criatividade, Comunicação, Design, Publicidade e Propaganda, com livros e DVDs publicados e colaborador em várias revistas e sites com artigos sobre Criatividade e Inovação. Atualmente é consultor de tecnologia educacional e coordenador de tecnologia educacional da FAAP. Co-autor com Domenico Massareto do livro “Potencializando sua Criatividade”, e do livro “Han? – Guia Prático para falar em público”.


Inácio de Loiola Meirelles Junqueira de Azevedo

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, doutorado em Biologia e Genética pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na área biotecnológica pelo Instituto Butantan. Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase em sequenciamento de DNA em larga escala. Atua na análise genômica e transcriptômica de glândulas de venenos, bioquímica de toxinas animais, evolução molecular de proteínas e biotecnologia.


Ilca Moya

Diretora de Recursos Humanos do Instituto Butantan da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo desde agosto/ 2013. Gerente de Recursos Humanos da Fundação Butantan desde janeiro/2013. Pedagoga, Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, e em Administração de Empresas e Recursos Humanos, pela Universidade de Extremadura de Espanha. Professora universitária na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, palestrante e conferencista em diversos eventos. Trajetória hierárquica ascendente na área pública: de técnica à Diretora de Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de São Paulo 1989/1992 e 2001/ 2002.


Isabel de Fátima Correia Batista

Possui graduação em Química Industrial e em Gestão de Qualidade, Mestrado em Biologia Molecular e Doutorado em Ciências. Realizou dois estágios de Pos-Doc, o primeiro em Cristalografia de Proteínas no Instituto de Física de São Carlos (IFUSP/São Carlos) e o segundo em Biologia Molecular no Instituto Butantan. Durante o mestrado fez estágio na Universidade de Durham, Inglaterra e durante o doutorado participou do programa CNPq-DAAD na Universidade Ludwig Maximilians, em Munique, Alemanha. Integrou o convenio Inserm-Fapesp e atraves de estágio no Hopital Bichat-Claude Bernard, realizado em Paris, França. Atualmente é Pesquisador Científico (PqC-6) do Instituto Butantan, e tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas.


Isaias Raw

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1950). Atualmente é pesquisador do Instituto Butantan e pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Bioquímica de Macromoléculas com ênfase em Proteínas. Sua atuação principal atualmente é no desenvolvimento de vacinas e biofármacos.A contribuição de Isaías Raw à ciência se mede por suas pesquisas e também pelo espírito empreendedor. Logo que entrou na chamada "Casa de Arnaldo" - nome dado a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - em 1945, se vinculou ao departamento de química fisiológica. A pesquisa ainda não era desenvolvida na instituição e ele tomou a tarefa para si conseguiu equipamentos e introduziu no currículo as disciplinas de Biofísica e Tópicos modernos de bioquímica. Um dos principais temas sobre os quais se debruçou em sua trajetória de estudos foi a fosforilação oxidativa, sendo o primeiro cientista a subfracionar a mitocôndria para obter partículas capazes de provocar o fenômeno. Uma observação que foi ponto de partida para importantes estudos posteriores baseados na atuação da mitocôndria como órgão de respiração celular. For a dos laboratórios, dedicou-se ao incentivo à pesquisa. Foi diretor do Departamento de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e participou da criação do Curso Experimental de Medicina da USP, criou a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências (Funbec), Também dirigiu o e o Instituto Butantã, em São Paulo, e o Centro de Seleção de Candidatos as Escolas Médicas e Biológicas de São Paulo (Cescem). Mestrado(1989)e Doutorado(1991)em Cirurgia pela Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP).Pós-Doutorado e Professor Visitante (1998-2000) na Universidade de Lyon,França. Professor Livre-Docente do Departamento de Cirurgia da UNIFESP e Professor-Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da UNIFESP. Tem experiência em Cirurgia Geral e em Videocirurgia, sendo Especialista e Titular-Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com Habilitação pela Sociedade Brasileira de Videocirurgia, da qual é Membro Titular. Obteve o Diploma Inter-Universitário de Cirurgia Laparoscópica, concedido pela Universidade de Saint-Etienne, França. É Membro da Associação Européia dos Cirurgiões Endoscopistas (EAES). É líder dos grupos da UNIFESP de Videocirurgia e de Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Atualmente tem como principais focos da sua atividade de pesquisa a aplicação da Medicina Translacional em modelos experimentais de obesidade e diabetes mellitus e a pesquisa sobre a segurança da videocirurgia.


Dr Israel (Isro) Gloger

ISRO iniciou a sua formação acadêmica em Biologia na Universidade de Buenos Aires, e a seguir recebeu uma bolsa da Universidade Hebraica de Jerusalém, onde completou a sua graduação e realizou seu mestrado e doutorado. Realizou seu primeiro pós-doutorado na Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) e um segundo pós-doutorado no Fundo Imperial Cancer Research, ambos em Londres. Em 1989 foi contratado como líder da equipe de Genética Molecular da Unidade de Biotecnologia GlaxoSmithKline (GSK). A partir dai assumiu cargos de maior destaque na empresa, dentre eles foi Chefe do Departamento de Biologia Molecular, Diretor do Departamento de Clonagem de Genes, Diretor do Departamento de Proteômica para Doenças e Biomarcadores, e Diretor de Descobrimento e Desenvolvimento de métodos alternativos. Atualmente é Diretor da Fundação do Programa de Ciência, responsável pelo desenvolvimento de parcerias público-privadas e interações científicas entre a GSK e instituições de pesquisa nos países emergentes, em particular na América Latina e África. Ele é responsável pela criação e execução de mais de 36 projetos de investigação, bem como programas de formação. Ele tem 32 publicações revisadas por especialistas reconhecidos e mais de 50 publicações de reuniões internacionais e palestras convidadas.


Ivo Loyola

Atuário, já trabalhou em fundos de pensão e auxiliou as reformas da previdência social em vários países. Foi controller de empresas de alcance global, professor universitário no Brasil e no exterior, diretor de tribunal superior,consultor de organismos internacionais. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.


João Batista Calixto

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1973), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo -Escola Paulista de Medicina - em (1976) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1984). Foi um dos criadores do Departamento de Farmacologia e primeiro coordenador do curso de pós-graduação em Farmacologia da UFSC, onde iniciou sua carreira em 1976. Atualmente é professor titular (aposentado) de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador nível IA do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP). Foi por dois mandatos consecutivos, presidente da Sociendade Brasileira de Farmacologia e terapeutica Experimental, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República (2002). Recebeu o Prêmio Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (2002), o Prêmio Finep de Inovação (Região Sul) (2006), Prêmio SCOPUS/CAPES (2007), Prêmio de Inovação Natura Campus (2008), Prêmio Gaspar Stemmer de Inovação, categoria protagonista da Inovação (primeiro lugar), Governo do Estado de Santa Catarina (2010), Prêmio destaque pesquisador UFSC 50 anos (2010). Possui mais de 350 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas de nível internacional. Esses trabalhos foram, na sua grande maioria, realizados em parceria com alunos de graduação.


João Luiz Miraglia

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo, onde também concluiu residência médica em infectologia. Obteve o título de Master of Public Health, em epidemiologia, pela Escola de Saúde Pública da Universidade da Califórnia Berkeley e o título de Project Management Professional pelo Project Management Institute. Em 2014 concluiu o MBA executivo do Insper. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilânica do Instituto Butantan, onde é responsável pelo desenho e condução de ensaios clínicos de vacinas.


João Luiz M. C. Azevedo

Mestrado(1989) e Doutorado(1991) em Cirurgia pela Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP).Pós-Doutorado e Professor Visitante (1998-2000) na Universidade de Lyon,França. Professor Livre-Docente do Departamento de Cirurgia da UNIFESP e Professor-Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da UNIFESP. Tem experiência em Cirurgia Geral e em Videocirurgia, sendo Especialista e Titular-Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com Habilitação pela Sociedade Brasileira de Videocirurgia, da qual é Membro Titular. Obteve o Diploma Inter-Universitário de Cirurgia Laparoscópica, concedido pela Universidade de Saint-Etienne, França. É Membro da Associação Européia dos Cirurgiões Endoscopistas (EAES). É líder dos grupos da UNIFESP de Videocirurgia e de Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Atualmente tem como principais focos da sua atividade de pesquisa a aplicação da Medicina Translacional em modelos experimentais de obesidade e diabetes mellitus e a pesquisa sobre a segurança da videocirurgia.


João Paulo Costa de Souza

Graduado em Farmácia Industrial pela Unifor/CE. Auditor Interno e Gestor de Sistemas de Qualidade desde 1998, com atuação no campo da construção civil, farmácia de manipulação e Indústria Farmacêutica. Experiência de mais de 14 anos em Auditorias da Qualidade, tendo auditado diversas empresas no ramo da Construção Civil e de Instalações, Transportadoras, Serviço de Esterilização por Radiação, Fabricantes de Embalagens e Rótulos para Indústria Farmacêutica, Empresas Farmoquímicas de Insumos e Petroquímicas. Supervisor da Garantia da Qualidade na Fresenius Kabi Brasil PU Aquiraz no período de 2004 a 2007; Docente do Módulo de Garantia da Qualidade& B.P.F. do curso de especialização em Industria Farmacêutica da UFC/CE de 2011 a 2013. COACH pela FEBRACIS; Gerente da Garantia da Qualidade da Isofarma Industrial Farmacêutica no período de 2007 a 03/2016. Consultor e facilitador de treinamentos pela empresa JR Pharmaceuticus em 2015. Gerente da Garantia da Qualidade do Instituto Butantan desde abril/2016.


Jorge Afiune

Médico, Diretor Médico do laboraório Cristália


Jorge Kalil

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Imunogenética e Imunopatologia e doutorado em Biologia Humana, ambos pela Universidade de Paris VII. É Professor Titular de Imunologia Clinica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Presidente eleito da International Union of Immunology Societies (IUIS) para o mandato 2013-2016. É Diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração, Diretor do Instituto Butantan e também Presidente da Fundação Butantan.


Jose Elias Matieli

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense de Medicina (UFF) em 1972. Residência Médica e Mestrado em Cirurgia Geral (UFF); Doutorado em Cirurgia Abdominal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); MBA em Gestão em Saúde – FGV; Diretor de Saúde da Aeronáutica; Professor Visitante do Departamento de Física da Divisão de Ciências Fundamentais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Assessor do Reitor do ITA.


José Henrique Muelbert

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG e doutorado em Oceanografia - Dalhousie University (Canadá). Atualmente é Professor Associado da FURG e vice-diretor do I-FURG, tendo coordenado o Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica entre 2002 e 2006. Atuou no Comitê Científico Executor do Programa GOOS do Comitê Oceanográfico Internacional da Organização das Nações Unidas Para Educação Ciência e Cultura entre 2002-2007, e foi reconduzido em 2012. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas no Atlântico Sul: ictioplâncton, processos fisico/biologicos, e modelagem de transporte de larvas de peixes.


Juliano Froehner

Co-fundador do “Ta-na-hora” saúde, Consultor de negócios e advogado de patentes formado nos EUA (Harvard Law School), Reino Unido (University of Warwick) e Brasil (São Paulo University of Business School), cujo objetivo é criar valor através de novos projetos baseados em tecnologias de inovação. Especialidades: Geração de novos negócios com base em tecnologias de inovação, incluindo biotecnologia, mecânica, TI, telecomunicações, agronegócios e outros projetos de valor agregado.


Kaline R. Coutinho

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997) e livre-docência em Física pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora/pesquisadora/orientadora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física e Modelagem Molecular, com ênfase em Simulação Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: efeito solvente, bicamadas lipídicas, interfaces, misturas líquidas e nanotecnologia. Adicionalmente está envolvida no desenvolvimento de códigos computacionais aplicados à área de Modelagem e Visualização Molecular. Até 2013, tem cerca de 90 trabalhos publicados em revistas científicas internacionais, 7 capítulos de livro, 1 livro editado e 2 edições especiais de revistas; 50 minicursos e palestras convidados, orientou 6 estudantes de iniciação científica, 7 alunos de mestrado e 3 alunos de doutorado, em andamento está orientando 5 doutores e 2 pós-doutores, participou de 17 visitas de colaboração científica no exterior nos EUA, Portugal, Alemanha, França e Chile, ganhou juntamente com alunos 11 prêmios em reconhecimento à qualidade dos trabalhos desenvolvidos; tem cerca de 1.600 citações no Web of Science, índice-H de 22 e média de citação por artigo de 18.5. Atualmente, é membro de 2 redes nacionais de pesquisa: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluídos Complexos, INCT-FCx do IFUSP e nBioNet do IFSCUSP; e do Núcleo de Apoio à Pesquisa de Fluídos Complexos, NAP-FCx, da USP. Além da atividade de pesquisa, ressalta-se sua contribuição em: (i) desenvolvimento de software, gerando programas que são utilizados por diversos grupos de pesquisa no Brasil e exterior; (ii) atividades didáticas de 35 semestres na graduação e 8 semestres na pós-graduação; (iii) atividades de extensão universitária como: minicursos em vários centros de pesquisa e universidades; treinamento/aperfeiçoamento de professores do ensino médio; editoração de livro: "Métodos de Química Teórica e Modelagem Molecular", 2007, N. H. Morgon e K. Coutinho (Eds); tradução de livro: The Feynman Lectures on Physics, 2007.


Kerly Fernanda Mesquita Pasqualoto

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica e em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS (1987 e 1988). Tem 10 anos de experiência em farmácia de manipulação (1987-1997). Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria, RS (1998) e doutorado em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) (2003), com estágio no exterior (doutorado sanduíche, bolsa CAPES) em Computer-Aided Drug Design, na University of Illinois, em Chicago, Illinois, EUA (2002, supervisor Anton J. Hopfinger). Docente no Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, responsável pela disciplina "Metodologias de Modelagem Molecular no Planejamento de Fármacos", desde 2008. Coordenadora do módulo "Abordagens computacionais para inovação e desenvolvimento" do MBA Gestão da Inovação em Saúde do Instituto Butantan. Pesquisadora associada ao grupo de pesquisa da Unidade de Inovação e Desenvolvimento do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan. Sócia da empresa ALCHEMY Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, incubada em março de 2014 no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC/USP). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química Farmacêutica/Química Medicinal e Química Computacional, principalmente na aplicação de modelagem molecular e formalismos de QSAR no planejamento racional de novos bioativos.


Leonardo Garnica

Administrador formado pela Universidade Estadual Paulista UNESP e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na área de gestão de tecnologia e inovação. Atuou como agente de inovação da Agência USP de Inovação da Universidade de São Paulo e coordenador do Pólo São Carlos, com foco na área de transferência de tecnologias da USP para empresas e outras organizações interessadas. Trabalhou na Empresa de Gestão e Comercialização de Tecnologia ISIS Innovation, da University of Oxford, UK (2008). Atualmente é Gerente para Sistemas de Inovação na Natura, empresa multinacional brasileira do segmento de cosméticos. Responsável por parcerias estratégicas de inovação com instituições de ciência e tecnologia, agências de fomento e empresas inovadoras.


Luciana Cezar de Cerqueira Leite

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretora do Centro de Biotecnologia do Instituto Butantan, Presidente da Comissão de Inovação Tecnológica do Instituto Butantan, e tem experiência na área de Biotecnologia Molecular, com ênfase em Desenvolvimento de Vacinas, atuando principalmente nos seguintes temas: BCG recombinante, DPT (difteria pertussis e tétano), pneumococo e schistosoma.


Luciana Hashiba

Engenheira de alimentos pela UNICAMP, com MBA pelo Ibmec, mestrado e doutorado em administração de empresas pela FGV nos temas colaboração, desempenho, inovação e sustentabilidade. Atua em inovação desde o início de sua vida profissional. Percorreu toda a cadeia de valor da indústria de embalagens desenvolvendo novos materiais, mercados, serviços e processos. Na Natura atuou em gestão de pesquisa e desenvolvimento, gestão de projetos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Foi também responsável pela gestão estratégica de inovação e pelo modelo de inovação aberta em redes (parcerias, inteligência de redes para inovação, programas Natura Campus, Cocriando Natura e Natura Start Ups). Faz ou fez parte de diretoria e conselhos de instituições (ANPEI, CNPq, Supera, Metodista do ABC e WeFab) e participa da Anjos do Brasil, MIA (Mulheres Investidoras Anjo) e Inovativa Brasil. Hoje se dedica a educação executiva e projetos pela Malmoo e WeFab.


Luciano André Tavares

Formado em Engenharia de Computação e em Engenharia Farmacêutica e esta cursando um MBA Executivo. Possui 22 anos de experiência nas áreas de produção, validação e projetos de engenharia para as Indústrias Farmacêuticas. Trabalhou em projetos de novas plantas de produção de insulina e vacinas no Brasil, Bélgica, China, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, França, Itália, Suécia, EUA. É diretor comercial da NNE Pharmaplan Consultoria Ltda, empresa de Engenharia e Consultoria de origem Dinamarquesa que abrange toda a cadeia de fornecimento do seguimento farmacêutico, biotecnologia e dispositivos médicos. A NNE Pharmaplan auxilia empresas no desenvolvimento, estabelecimento e aprimoramento da fabricação desses produtos. Trabalha em questões de saúde global sempre com uma abordagem holística para propor soluções completas como: estudos de viabilidade técnica e econômica, estudos de mercado, projetos conceitual, básico e executivo, compras, gerenciamento de projetos e construção, comissionamento e qualificação, validação de sistemas computadorizados, consultoria e treinamento.


Lúcio Angnes

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre e Doutor em Química pela Universidade de São Paulo, realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade do Novo México (USA). É Livre-Docente e professor titular da Universidade de São Paulo, e tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica. Atuou como Coordenador Adjunto da Área de Química da FAPESP, onde atualmente é Coordenador de Inovação.


Luisa Maria Gomes de Macedo Braga

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Veterinária da UFRGS e doutora em Genética e Biologia Molecular pelo Departamento de Genética e Biologia Molecular da UFRGS. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório (SBCAL). Membro do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA) de 2009 a 2013. Foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (2007-2013). Pesquisador convidado do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP. Professor convidado do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Aposentou-se na Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, onde exercia a chefia da Coordenação de Produção e Experimentação Animal. Foi bolsista do Center of Comparitive Medicine, do Massachusetts General Hospital de Boston. Atualmente é funcionária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde exerce as funções de Médica Veterinária responsável técnica pelos animais experimentais, Médica Veterinária do CEUA e Coordenadora Técnica do Centro de Modelos Biológicos Experimentais(CeMBE). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Terapia Celular e Animais de Laboratório, atuando principalmente nos seguintes temas: animais de laboratório, ética em pesquisa e terapia celular.


Luiz Eugenio de Mello

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é Mestre e Doutor em Biologia Molecular, ambos pela UNIFESP, e realizou seu Pós-Doutorado em Neurofisiologia na University of California - Los Angeles (UCLA). É Livre-Docente e Professor Titular de Fisiologia, na UNIFESP. Coordenador Adjunto da Diretoria Científica da FAPESP, Pesquisador Nível 1A do CNPq, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. Foi Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de São Paulo, Presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e é Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Editor setorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research.Atualmente é Diretor Global de Tecnologia da Vale (Vale S.A.) e responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale.


Luiz Otávio Pimentel

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Cruz Alta, é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Ciências Jurídicas, tendo realizado cursos na Universidade de Barcelona e defendido a tese na Universidade Nacional de Assunção. Tem experiência na área de direito e políticas públicas, transferência de tecnologia, propriedade industrial e inovação, com ampla produção acadêmica neste campo. É professor da Universidade Federal de Santa Catarina e docente da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do próprio INPI, além disso, é árbitro Ad Hoc do Tribunal Arbitral do Mercosul.


Lygia da Veiga Pereira

Possui Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biomédicas pelo Mount Sinai Graduate School, City University of New York. Atualmente é Professora Titular e Chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) da Universidade de São Paulo, e integrante do CEPID-FAPESP Centro de Terapia Celular. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Marfan, modelos animais, células-tronco embrionárias, herança epigenética e inativação do cromossomo X.


Marcelo Nakagawa

É professor do Insper de empreendedorismo e inovação. Atua na Artemísia Negócios Sociais, na Anjos do Brasil, na Endeavor e no Movimento Empreenda da Editora Globo. É colunista do Estadão PME e da PEGN e pesquisador do PGT/USP. Está há mais de 20 anos no mercado como executivo nas indústrias financeira e bancária, consultoria empresarial, venture capital, inovação e private equity. Escreveu diversos livros nas áreas de negócios, finanças, empreendedorismo e inovação. Na FIAP, lidera a área de Empreendedorismo. Graduado em Administração de Empresas. Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP). Mestre em Administração e Planejamento (PUC/SP).


Marcelo Santoro

Possui graduação em Medicina Veterinária (1987) e Letras (Italiano, Português e Latim; 1998 e 2007) pela Universidade de São Paulo, especialização em Patologia Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1987), especialização em Hematologia/Hemoterapia pela Secretaria de Estado da Saúde, Governo do Estado de São Paulo (1990), aperfeiçoamento no Department of Physiology, Faculty of Medicine, University of the Ryukyus, Japão (1990), mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado pela University of Pennsylvania, EUA (2003). Atualmente é Pesquisador Científico VI do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Hematologia (Hemostasia), com ênfase nos distúrbios da função plaquetária, coagulação sanguínea e fibrinólise em envenenamentos causados por animais peçonhentos. Também se dedica à caracterização das atividades de venenos animais e à hematologia humana e comparativa.


Marcelo Sidi Garcia

Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária


Márcia Miguel Castro Ferreira

Professora titular da UNICAMP. Editora da revista científica: Journal of Chemometrics Membro do corpo editorial da revista científica : Applied Spectroscopy Introdução do curso: QUIMIOMETRIA - Análise Multivariada de dados em nível de pós-graduação no IQ_UNICAMP. Este curso já foi lecionado várias vezes na UNICAMP e em outras Universidades no Brasil e no Exterior. Organização de Evento Internacional: Congresso Internacional de Quimiometria, CAC-2006 (International Conference on Chemometrics in Analytical Chemistry), ocorrido no Brasil de 10 a 15 de setembro de 2006. Produção científica: total de trabalhos: 154 total de citações: 1959 Fator H:25 Livro: QUIMIOMETRIA: Conceitos, Métodos e Aplicações. Editora da UNICAMP (deve ser lançado no final deste semestre). 02 Capítulos de livros; 08 Teses de mestrado e 17 Teses de doutorado.


Marcio Henrique Zaim

Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP); doutorado em Química Orgânica e pós-doutorado em Química de Organometálicos pelo IQ-USP; 17 anos atuando em setores de P&D de laboratórios farmacêuticos nacionais de grande porte. Experiência no desenvolvimento de processos para obtenção de farmoquímicos desde escala de bancada, escalonamento e implantação de produção industrial. Atuou 14 anos em cargos de gerência de setores de P&D em laboratórios farmacêuticos nacionais de grande porte. Foi responsável pela gestão de inúmeros projetos nas áreas farmacêuticas e farmoquímicas comandando equipes de pesquisadores, mestres e doutores. Sócio-fundador da empresa ALCHEMY INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Ltda (antiga SZ – Serviços Químico-Farmacêuticos Ltda) sendo responsável pela sua administração desde sua fundação em setembro de 2010.


Marcia Miyamoto

Líder do projeto de Transformação Digital de Serviços na GE Healthcare na América Latina e fundadora da agência de catarse transformacional: Pontes Transformadoras. Conta com mais de 20 anos de carreira ajudando equipes e pessoas em transformações e solução de crises em empresas de grande porte como IBM, Citibank, Price Waterhouse, Whirlpool e GE.


Marco Antonio Gutierrez

Doutor em Engenharia Elétrica e Livre-docente em Informática em Saúde. Diretor do Serviço de Informática do Instituto do Coração, Professor Convidado da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Paulo e Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.


Margareth de Lara Capurro-Guimarães

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNISA (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Associado do Depto de Parasitologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Aedes aegypti, Anopheles aquasalis, expressão gênica, moléculas efetoras, insetos transgenicos, dengue e malária. Coordenadora do projeto PAT - Projeto Aedes transgênico - Liberação de machos da linhagem OX513A nos municípios de Juazeiro e Jacobina, Bahia. Especialista indicada pelo MAPA para participar do Projeto Consensus Document on Aedes aegypti da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development)..


Maria Aparecida de Souza

Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, pela UNICAMP, 2005, Mestre em tecnologia bioquímico-farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - USP, 2001, engenheira química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (USP), com ênfase em Biotecnologia, 1998. Agente de Propriedade Industrial no. 1833 junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Atuando na Função de diretora técnica de propriedade intelectual da Agência USP de Inovação desde 2001. Desenvolve atividades de proteção, gestão e orientação em propriedade intelectual à comunidade USP, em especial, patentes e marcas, sendo procuradora da USP para os trâmites de proteção das criações desenvolvidas na Universidade. Participação em diversos cursos de formação em patentes, marcas e gestão, incluindo participação em Seminários e Treinamento Prático em Genebra e Portugal promovidos pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual.


Maria Augusta Orofino

É uma das pioneiras e um dos grandes nomes envolvidos no desenvolvimento de Modelos de Negócio Inovadores e em Design Thinking no Brasil. Atua como palestrante ou facilitadora de workshops e treinamentos empresariais em todo o Brasil e no exterior. Nos últimos 4 anos atingiu um contingente de mais de 6.000 pessoas. Mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC e Especialista em Administração Pública e Marketing, é consultora organizacional e em empreendedorismo há mais de 20 anos. Entre 1992 a 2005 foi diretora da maior e mais conhecida empresa de organização de eventos empresariais do mercado de Santa Catarina, a Prospect Marketing e Promoções. Maria Augusta também é coach e mentora voltado para o empreendedorismo inovador e para novos desafios de profissionais acima dos 40 anos. É co-autora do livro Business Model You e Ferramentas Visuais para Estrategistas, além de revisora de livros na área de modelos de negócios e inovação para a Alta Books Editora. Leciona em diferentes universidades brasileiras com destaque para a ESPM-SP, BI International – SP, HSM, Univali/SC e SENAC.


Maria Beatriz Lucchesi

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela UNESP, Mestrado em Ciências Endocrinológicas pela UNIFESP e Especialização em Administração pela FGV. Tem experiência na área de Pesquisa Clínica de novos medicamentos para Diabetes e Farmacovigilância de vacinas e soros. Atualmente é Supervisora de Farmacovigilância no Instituto Butantan.


Maria Isabel Giacchetti de Moraes

Formada em Comunicação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Direito pela Universidade Mackenzie, com Pós Graduação em Direito de Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), trabalhou por anos em escritórios de advocacia empresarial. É responsável pela área de Patentes da Sanofi, indústria farmacêutica, na America Latina.


Maria Inês Nogueira de Camargo Harris

Química (UNICAMP), com doutorado em Síntese Orgânica (UNICAMP) e Pós-Doutorado em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais Livres (UNICAMP) e em Lesões de Ácidos Nucléicos (CNRS, França). Certificada no curso SAFETY ASSESSMENT OF COSMETICS IN THE EU pela Universidade de Bruxelas (Bélgica). Docente do Curso de Especialização em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz São Paulo/ SP desde 1999. Entre outras atividades, atuou como Gerente de Segurança de Produtos (Natura), Gerente Técnico em Pesquisas Clinicas (Allergisa Pesquisa Dermatocosmética), Coordenadora de Pesquisas Institucionais (UNIBAN) e Especialista em HPLC (Alcon Laboratórios). Foi uma das idealizadoras e organizadoras do Curso de Especialização em Cosmetologia Aplicada à Estética (SENAC SP). É diretora do Instituto Harris, empresa atuante na área de segurança do consumidor e garantia das qualidade, oferecendo suporte científico e tecnológico e treinamentos para as áreas cosmética e farmacêutica.


Maria Lucia Carneiro Vieira

Graduada em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná. Mestre em Genética, Universidade Federal do Paraná (1980). Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas, Universidade de São Paulo (1988). Iniciou sua carreira docente na UFPR (1978); em 1986, passou a integrar o quadro docente da USP. Pós-doutorados: Universidade de Nottingham (1989/1990) e Universidade de Paris (1992). É Professora Titular do Departamento de Genética, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP. Tem experiência na área de Genética Molecular de Plantas e Biotecnologia. Principal linha de pesquisa: Construção de mapas genético-moleculares e Mapeamento de genes. Espécies estudadas: maracujás (passifloras), feijão-comum, stylosanthes e cana-de-açúcar. Funções acadêmico-administrativas: Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo, Coordenadora de Convênios Internacionais com AgroParisTech (2005-), Consórcio FÉSIA (2005-2010) e LaSalle Beauvais (2005-) (França), visando à concessão do duplo diploma em Eng. Agronômica. É membro titular e Presidente Substituto da CTNBio.


Marli Elizabeth Ritter dos Santos

Doutora em Ciências da Administração (2005) pela Universidade Nacional Autônoma do México. Atua há 15 anos na gestão de escritórios de transferência de tecnologia em universidades e foi idealizadora do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, tendo exercido a Presidência por dois mandatos consecutivos (2006-2010) e membro eleito da Diretoria Executiva, para o biênio 2012-2014. Desde 2001, é membro afiliado da Association of University Technology Managers (AUTM), dos Estados Unidos, órgão que reúne mais de 3000 gestores de tecnologia de universidades de vários países e desde 2010 é membro do Membership Committee da Triple Helix Association, entidade internacional que reúne representantes afiliados de universidades, empresas e governos. É conselheira do Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CITEC), de 2008 a 2013 e membro da Diretoria Executiva da ANPEI (2011-2013) e integrante do seu Comitê de Propriedade Intelectual da ANPEI. É Diretora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUC-RS.


Miguel Giudicissi Filho

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Sao Carlos (1999), doutorado pelo Programa Inter-Unidades em Bioinformática pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Pesquisador Associado no Instituto Butantan. Atuou como especialista e responsável pela bioinformática do projeto SUCEST-FUN vinculado ao BIOEN-FAPESP, com objetivo no desenvolvimento e aplicação de conceitos e técnicas da ciência da computação e matemática para resolver problemas nas ciências da vida. Sua área de atuação é na biologica molecular, para o desenvolvimento de infra-estruturas computacionais para análises de genômica e transcriptômica e está diretamente envolvido em projetos de análises de dados de larga-escala para organismos não-modelo. Tem interesse em métodos para descoberta do conhecimento e prospecção de dados com objetivo de obter uma visão integrada que auxilie na compreensão dos mecanismos moleculares que regem os sistemas biológicos.


Milton Yutaka Nishiyama Júnior

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro (1978). Bacharel em Direito pela UNIP (2004). Atualmente é funcionário público - Autarquia Hospitalar Municipal Regional do Jabaquara e médico neurocirurgião do Hospital Beneficência Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: trauma craniencefálico, neurointensivismo, tumor, neurocirurgia pediátrica, hematoma extradural e artéria meningea média.


Mirian Ghiraldini Franco

Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1984), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002). e Especialização em Bioética pela Faculdade de Medicina da USP - Instituto Oscar Freire ( 2009). Atualmente é biólogo da Universidade Federal de São Paulo, exercendo os cargos de Coordenador de Ensino no Centro de Modelos Experimentais para Medicina e Assessor Científico do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-NIFESP/HSP). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Modelos Animais, As atividades atuais estão focadas na área de Ética em Pesquisa e Bioética Clínica.


Naldo Medeiros Dantas

Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialização em MBA Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Possui ampla experiência em gestão estratégica de P&D, excelência empresarial e inovação em negócios, atuou como gerente de inovação e gestão do conhecimento da Votorantim Celulose e Papel e líder da Equipe Temática VID de Inovação, grupo responsável pela concepção do programa Votorantim Industrial de Inovação. Atuou em empresas de médio e grande porte, dentre elas a Companhia Suzano de Papel e Celulose e na divisão de Consumers da Thomson. Foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) no período 2011-2016.


Nathan Jacob Berkovits

Possui graduação em Física - Harvard University (1983), mestrado em Física - Harvard University (1983) e doutorado em Física - University of California (1988). Atualmente é professor titular no Instituto de Física Teorica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e é Diretor do ICTP South American Institute for Fundamental Research. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria de Supercordas, atuando principalmente nos seguintes temas: supercordas, supergravidade e supersimetria. Ganhou o Prêmio TWAS em Física de 2009. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.


Neuza Maria Frazatti Gallina

Bióloga, possui mestrado e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento e Produção de Vacinas Virais do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Virologia, produção de células animais em pequena e larga escala. Atualmente está atuando principalmente nos seguintes projetos: desenvolvimento e produção em larga escala da vacina contra raiva, desenvolvimento e produção de uma vacina pentavalente de rotavírus, desenvolvimento de uma vacina dengue, estudos sobre a resposta imunológica a essas vacinas e testes de titulação viral e de anticorpos.


Octavio Presgrave

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1986) e mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Defendeu seu Doutorado em Vigilância Sanitária (INCQS), aguardando a Públicação doartigo para obtenção do título. Atualmente é tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/FIOCRUZ) e colaborador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, onde é membro da Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC). Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, com ênfase em Métodos Alternativos, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos alternativos, toxicologia, cosméticos, controle da qualidade, pirogênio, irritação ocular e cutânea . Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da FIOCRUZ desde 1999, foi coordenador da mesma de 2006 a 2008, retornando a coordená-la desde 2010. Coordena o BraCVAM - Centro Brasileiro para a Validação de Métodos Alternativos.


Oscar Enrique de Moraes Nunes

Graduação em Administração de Empresas pela USP e Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi e pós graduação em Gestão de Habitats de Inovação pela FIA 11 anos de experiência na área de inovação e empreendedorismo atuando na gestão de incubadora de empresas de base tecnológica sendo atualmente consultor fixo do CIETEC (Centro de Inovação , Empreendedorismo e Tecnologia) atuando como coordenador da área de Relações Internacionais e Projetos Especiais. O Cietec conta com 120 empresas e gerando vendas anuais de US$ 30 Milhões. Anteriormente desenvolveu carreira ascendente de 22 anos na Philips do Brasil como gerente de produtos, gerente de suporte de marketing e pesquisa de mercado, gerente de planejamento comercial e gerente de Supply Chain para América Latina.


Osvaldo Andrade Santos Filho

Químico Industrial pelas Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, Rio de Janeiro (1988-1992); especialista em docência superior pela Faculdade Bithencourt da Silva (1994); especialista em Engenharia Econômica e Administração Industrial pelo Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1995); Mestrado em Ciências em Química (Modelagem Molecular) pelo Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro (1994-1996) e Doutorado Sanduíche em Ciências em Química (Modelagem Molecular) pelo Instituto Militar de Engenharia / University of Illinois, em Chicago, Illinois, EUA no período de abril de 1999 a maio de 2000. Pós-doutorado pelo Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IQ/UFRJ (2000-2002) e pelo Departamento de Química Medicinal e Farmacognosia da Faculdade de Farmácia da University of Illinois, em Chicago, Illinois, EUA (2002-2005). Atuou como pesquisador associado na Faculdade de Medicina da University of British Columbia, Canadá (2006-2008); como pesquisador pós-doutor sênior no Departamento de Química Orgânica do IQ-UFRJ (2008-2009); e como pesquisador no Departamento de Síntese de Fármacos do Instituto de Tecnologia em Fármacos - Farmanguinhos, unidade técnico científica da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Ministério da Saúde entre 2009 a 2013. Atualmente é pesquisador visitante do Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz - IOC/Fiocruz. Tem experiência na aplicação de técnicas de Química Computacional, Quimioinformática e Bioinformática em projetos de planejamento de fármacos.


Patrícia dos Santos Carneiro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Ciências (FMVZ - USP 2003) e doutorado em Imunologia (ICB - USP 2009). Trabalha no Instituto Butantan, como Gerente de Desenvolvimento Analítico e Estabilidade. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente em produção e controle de imunobiológicos.


Patricia Nicastro

Graduada em farmácia pela Universidade Federal de Alfenas-MG e MBA em Gestão Estraégica de Negócios pela Esamc. Atuando como Especialista em Soluções da Thomson Reuters.


Paulo de Souza

Office of the Chief Executive Science Leader, CSIRO Internacionalmente reconhecido e premiado pesquisador e gerente de pesquisa em campos de geoquímica e das TIC , incluindo a robótica de campo , sensores, redes de sensores, com 17 anos de experiência na indústria de mineração e em organizações de investigação; mais de 200 publicações de revisão por pares , duas patentes e dois livros. Um efetivo profissional com forte liderança e habilidades estratégicas, capacidade comprovada em P & D e Inovação em ambientes industriais. Extensa experiência no gerenciamento de grandes equipes, operações complexas e projetos de grande escala. Profunda expertise em pesquisa, desenvolvimento e inovação adquirida pelas principais iniciativas e atividades acadêmicas. Apaixonado por traduzir a ciência em impactos sociais, econômicos e ambientais para o governo, empresas e a comunidade.


Paulo Eduardo Santos

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Ciências (FMVZ - USP 2003) e doutorado em Imunologia (ICB - USP 2009). Trabalha no Instituto Butantan, como Gerente de Desenvolvimento Analítico e Estabilidade. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente em produção e controle de imunobiológicos.


Paulo Henrique Fraccaro

Superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Hospitalares de Laboratórios (ABIMO). Representante do Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo (SINAEMO).


Pedro Penteado Dias

É sócio da Vitta, estuda Administração no Insper e vice-presidente da Liga de Empreendedores do Insper. Já trabalhou no mercado financeiro no Itaú BBA e participou do Curso de Liderança da Fundação Estudar chamado Laboratório.


Porter Jones

Bacharel em Química pela Weber State University e médico formado pela University of Utah School of Medicine. Realizou MBA na Harvard Business School, e em 2010 foi o vencedor do concurso de Plano de Negócios com o tema "Urban Water Partners" Fundador da empresa "Urban Water Partners", em 2011 veio para o Brasil e começou a trabalhar no Hospital Albert Einsten. Atualmente trabalha na empresa Pathway Genomics Corporation.


Renato Corona

Gerente do Decomtec (Departamento de Competitividade e Tecnologia) da Fiesp.


Renato Kiyama

Renato foi responsável pela criação da Aceleradora da ARTEMISIA e hoje atua como Diretor de Aceleração, tendo participado do desenvolvimento dos principais programas da organização. Atua na criação e aceleração de negócios desde 2007. Foi mentor e conselheiro de diversas startups e desenvolveu pesquisas de campo sobre estratégias de mercado que reduzem a pobreza no Brasil, na Índia e na América Latina. É facilitador de processos de inovação, atuando como colaborador nas formações da ARTEMISIA e consultor em várias organizações como SENAC, Banco Central, FIA e GIFE. Aos 16 anos, começou a empreender projetos relacionados à juventude e cultura urbana. Durante a graduação, foi diretor da AIESEC-USP. Renato é formado em Administração de Empresas pela FEA-USP – Universidade de São Paulo, com estudos em empreendedorismo pela Babson College, em Boston – EUA.


Ricardo Palacios

Médico formado na Universidad Nacional de Colombia, com Doutorado em Doenças Infecciosas pela UNIFESP/Escola Paulista de Medicina e Especialização em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Trabalhou como Coordenador da Unidade de Pesquisa Clínica do CIDEIM (Cali, Colômbia) e foi colaborador dos Programas de Doenças Tropicais e de Pesquisa em Vacinas da Organização Mundial da Saúde (TDR/OMS e IVR/OMS) no monitoramento e auditoria de estudos clínicos em Ásia, África e América Latina. Atualmente é Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico do Instituto Butantan e estudante de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo.


Ricardo Remer

É graduado em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Ciências – Biologia Celular e Molecular, Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Doutorando em Ciências – Genética (Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ). É também pós-graduado em Direito de Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Rio de Janeiro (2000). É professor na pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Propriedade Intelectual) na UNICAMP (2008-atual). É tutor dos cursos DL 301 Patentes e DL 204 Biotecnologia e Propriedade Intelectual da Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) (2009-atual). É sócio-fundador da Atem & Remer, Consultoria em Gestão Propriedade Intelectual, Patentes e Transferência de Tecnologia.


Roberto Nicolsky

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Física pela Universidade de São Paulo e doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem experiência em Supercondutividade e suas Aplicações. Fundador e atual diretor geral da Sociedade Brasileira Pró Inovação Tecnológica, órgao que reúne 25 entidades industriais e cuja missão é a busca de um marco legal de fomento e estímulo à inovação tecnológica nas empresas. Fundador e atual superintendente do Instituto de P&D de Fármacos e Produtos Farmacêuticos - IPD-Farma que mobiliza indústrias farmoquímicas e farmacêuticas para o desenvolvimento de inovações tecnológicas em seus produtos e processos. A partir de julho de 2011 assumiu a Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO).


Rodolfo Guimarães Covre

Especializado em consultoria, negociação e litígios envolvendo propriedade intelectual e inovação tecnológica. Considerável experiência na gestão e tramitação de portfólio de patentes de empresas nacionais e multinacionais. Regularmente assessora clientes em estudos de liberdade de exploração (FTO), estratégias em litígios, redação de patentes e monetização da propriedade intelectual. Seus clientes estão em uma variedade de indústrias, tais como: produtos de consumo, química, farmacêutica, biotecnologia, médica, dispositivos médicos, indústria automotiva, mecânica, tecnologia da informação, energia e engenharia elétrica. Nos últimos anos, esteve envolvido em diversos casos de negociação e litígio de propriedade intelectual, tanto no Brasil como no exterior. Assessora empresas públicas e privadas fornecendo treinamentos nas áreas de gestão de ativos intangíveis e propriedade intelectual.


Rodrigo Baer

É um dos fundadores do capital de risco para a Internet, ingressou na equipe de investimentos da Redpoint eventure em junho de 2014, trazendo 5 anos de experiência no terreno em investimentos de tecnologia na América Latina. Foi co-fundador da Warehouse Investimentos, uma das pioneiras empresas de capital de risco do Brasil, onde liderou os esforços de terceirização de negócios. Assessorou empresas de tecnologia de fase inicial e de middle market no Brasil com Centria Partners e trabalhou com Aurora Funds, um fundo de capital de risco dos Serviços de Saúde nos Estados Unidos.


Roger Chammas

Graduado em Medicina e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo. Especializou-se em Glicobiologia na Universidade da California, San Diego. Foi pesquisador visitante do Friedrich-Miescher Institut, na Basiléia (Suíça); da Harvard School of Public Health em Boston (Estados Unidos); da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e do Moffitt Cancer Reserch Center, em Tampa (Estados Unidos). É docente da Faculdade de Medicina da USP, e, Professor Titular de Oncologia (área: Oncologia Básica). Coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia, unidade de pesquisa básica e translacional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e sua área de interesse é Biologia do Câncer (Bioquímica e Biologia Celular do Câncer).


Sarah Chaia

Diretora Jurídica da Roche Brasil e Compliance Officer, atuando para as duas divisões da afiliada brasileira, Farmacêutica e Diagnóstica. Sua experiência inclui Merck, Sanofi-Aventis, Merial e Rhodia-Ster. Formada em Direito pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, com MBA pela Fundação Dom Cabral e especializações em Harvard Law School, nos Estados Unidos, e no INSEAD, na França.


Silvia Sfeir

Graduada em Comunicação Social com especialização em Marketing (ESPM), Pós- Graduação em Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral) e Mestrado em Administração de Empresas (FECAP). Possui 15 anos de experiência como professora de MBAs em marketing e planejamento estratégico, e 30 anos de experiência profissional em marketing e vendas em empresas de serviços, agrícola, shipping e farmacêutica. Hoje atua como Diretora de Assuntos Corporativos e Acesso na Novartis Biociências S/A.Vivência profissional na América Latina e Estados Unidos.


Simone Fanan

Possui graduação em Química com Mestrado em Bioquímica pela Universidade de Campinas-UNICAMP, com sólida experiência profissional desenvolvida na área de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria farmacêutica e cosmética, como Eli Lilly (EUA) e Natura. Obteve qualificação em Avaliação de Segurança de Cosméticos e Dermo-cosméticos em Bruxelas, em Vrije Universiteit. Realizou treinamentos no exterior em empresas como Coletica (hoje BASF) e SkinEthic- França e Biacore nos Estados Unidos em métodos alternativos aos ensaios realizados em animais. Atua há mais de 20 anos em P&D e em testes in vitro de eficácia e segurança de cosméticos e fármacos. Hoje é Diretora Científica e sócia fundadora da empresa TRIDSKIN (uma empresa do Grupo Investiga), membro do conselho da ABC, membro do ITEHPEC (ABIHPEC), membro das associações Europeias para testes in vitro IVTIP e ESTIV, e Diretora Executiva e Fundadora da Sociedade Brasileira de Métodos Alternativos aos experimentos em animais (SBMAlt). Hoje é aluna de doutorado no Programa de Biotecnologia e Biociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Simone Villaça

Graduada em Direito, Universidade Cândido Mendes (RJ), 1992. Foi Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro (1994-1999). Mestre, Universidade de Harvard (ALM 2002). Está no Board de Remer Villaça & Nogueira Ass. e Consult. em Propriedade Intelectual e de Villaça, Rodrigues & Nogueira Advogados. Simone se especializou em negociação e litígio de propriedade intelectual, dando suporte a clientes de diversos ramos, como Saúde, Químico, Farmacêutico, Automotivo, Biotecnológico, Design, Moda e Escritórios de Transferência de Tecnologia de Universidades públicas e privadas. Coordena para empresas multinacionais brasileiras, Litígios de Patente na Holanda, com êxito. Está envolvida em vários litígios de PI e dá suporte em negociação global de direitos de Cultivares e Patentes de empresa europeia com ramificações na América Latina. É Diretora de Relações Internacionais da ASPI. Efetua treinamentos nas áreas de PI, Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia. É mentora pro bono voluntária do programa CRIMSON COMPASS, da Universidade de Harvard (aconselhamento para Start-Ups).


Sonia Aparecida de Andrade

Possui graduação em Química (Bacharelado e Tecnologia) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Pesquisador Científico (PqC V) do Instituto Butantan e tutora do MBA Gestão da Inovação em Saúde.


Tatiana Lopes Castello Branco

Médica Epidemiologista com com experîencia na Indústria Farmacêutica há 15 anos. Mestrado em Saúde Pública na FIOCRUZ com MBA em Gestão de Saúde pela FGV. Atualmente Head de Medica Affairs responsável pela área de especialidades na GSK. Experiência prévia nas indústrias Sanofi, Roche e Actelion.médicas Governance


Thiago Mares Guia

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou doutorado em Bioquímica e Imunologia pela mesma instituição e Pós-Doutorado em Biotecnologia e Terapia Celular no NUCEL - Núcleo de Terapia Celular e Molecular - Universidade de São Paulo. Sócio Fundador da empresa CellProtect Biotechnology, foi Gerente Médico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Hypermarcas - Unidade Farma. Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Pequisa Clínica - Santa Casa de São Paulo. Professor convidado do CEPIC - Centro Paulista de Investigação Clínica. Atualmente é Diretor Médico e Científico da Bionovis. Pesquisador Associado do NUCEL/NETCEM - Núcleo de Terapia Celular e Molecular da Universidade de São Paulo.


Vera Crósta

Especialista em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (UNICAMP), mestre em Qualidade (UNICAMP) e Farmacêutica Industrial (PUCCamp). Atua na área da qualidade desde 1994 e em inovação tecnológica desde 2005. Possui grande experiência em transferência de tecnologia e parcerias entre Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e empresas visando a inovação tecnológica. Estabeleceu dezenas de parcerias para pesquisas colaborativas e licenciamento de tecnologias em vários setores. Trabalhou na área de inovação da Unicamp e atualmente é consultora em inovação e transferência de tecnologia em empresas e instituições e ministra cursos, palestras e aulas em empresas, associações e ICTs. É consultora da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI na divulgação e disseminação dos conceitos e práticas da parceria ICT-Empresa. Na ANPEI atua no Comitê Temático “Promovendo a Interação ICT-Empresa” desde seu início, participando da elaboração do "Guia de Boas Práticas para a interação ICT-Empresa".


Vera Lucia Gattas

Possui graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina - Depto. Enfermagem (1979); Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP (1996) e Doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional pelo Instituto de Medicina Tropical da USP (2012). Atualmente é Pesquisador Científico III do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância epidemiológica, epidemiologia, vacinação, doenças imunopreveníveis, doenças infecciosas emergentes reemergentes e outros agravos à saúde, como a implantação da vigilância epidemiológica da Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ). Atuou ativamente na implantação de novas estratégias de vigilância epidemiológica, como a implantação da vigilância das Síndromes Febris Íctero-Hemorrágicas Aguda (SFIHA), a implantação de Núcleos Hospitalares de Epidemiologia. Participou, ainda, na formação e capacitação de profissionais para trabalharem na área de vigilância epidemiológica do SUS, coordenando o Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo aplicado ao Serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde - EPISUS, bem como desenvolveu e coordenou o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica - CBVE. Atualmente, trabalha no Instituto Butantan da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e onde atua como Responsável Técnica pela área de Farmacovigilância e desenvolve pesquisa em vacinologia.


Veronica Mussi

Gestora da equipe de desenvolvimento do projeto Bota pra Fazer no Instituto Empreender Endeavor, onde desenvolve programas educacionais e indicadores para fortalecer a cultura empreendedora de alto impacto entre instituições de ensino e jovens de todo o país. É formada em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá. Passou 2 anos trabalhando na AIESEC Do Brasil, principal organização internacional de desenvolvimento de liderança, onde levou mais de 700 jovens a terem experiências internacionais em países totalmente diferentes. Trabalhou em agência de publicidade, consultoria estratégica, empresa de tecnologia e grupo educacional, sempre responsável por iniciar unidades de negócios ou projetos desde a sua concepção.


Vitor Asseituno

Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, realizou MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretor-Presidente da EPM Júnior e ex-Médico/2o. Tenente da Força Aérea no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). É Co-Fundador do Empreender Saúde; representante da Health 2.0 para a América Latina, maior rede de conferências de Health IT do mundo, presente em 50 cidades de 25 países e CEO do Empreender Saúde. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS); do HL7 International; da “International Society For Pharmacoeconomics and Outcomes Research – ISPOR” e da Associação Americana de Marketing. Atualmente é sócio e CEO da Live Healthcare, empresa líder em mídia “Business to Business - B2B” em saúde no Brasil.


Viviane Fongaro Botosso

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Pesquisador Científico VI do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia molecular dos vírus, diagnóstico laboratorial das viroses, vírus respiratórios, produção de imnobiológicos. Foi presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do Instituto Butantan de 2009 a 2013 e membro da CIBio até o presente momento.


Wilker Ribeiro Filho

Natural de Goiânia, Goiás; Biólogo pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Ph.D. em Ciências Médicas - Fisiologia pela Faculdade de Medicina da Univ.de Miyazaki, Japão, especialista em Tecnol. Industrial Farmacêutica pela PUC-GO; foi professor e orientador no mestrado profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Industrial Farmacêutica da PUC-GO, UniEVANGELICA e Universidade Estadual de Goiás (UEG). Foi gerente técnico do Instituto de Gestão Tecnológica Farmacêutica (IGTF) do Polo Industrial Farmacêutico de Goiás; analista de projetos de C&T no MCTI; e consultor do IEL-GO em Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ; ISO NBR 17025). Atualmente atua como gestor do projeto de Biotecnologia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e suplente da secretaria executiva do Comitê Nacional de Biotecnologia – CNB onde coordena ações de elaboração de estudos, discussão e promoção de políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva de biotecnologia no Brasil.


Yara Cury

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1978), Mestrado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1982) e Doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é pesquisadora científica VI do Instituto Butantan e Diretora Técnica da Divisão de Desenvolvimento Científico. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Toxinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: venenos/toxinas animais, dor/analgesia, inflamação. Os estudos desenvolvidos pela pesquisadora visam caracterizar os mecanismos envolvidos nas ações algogênicas ou analgésicas, inflamatórias ou anti-inflamatórias de venenos/toxinas animais, buscando melhor compreender as características observadas no envenenamento humano, além da utilização destas toxinas como ferramentas para a compreensão da dor e inflamação e para o desenvolvimento de novos fármacos analgésicos ou anti-inflamatórios.